Nos dias 10 e 11 de julho, o Colégio Anchieta recebeu com alegria uma comitiva de jesuítas da Província Jesuíta do Brasil e da África Austral. A visita integrou um momento especial de escuta, partilha e reflexão, voltado ao aprofundamento do trabalho com vocação e projeto de vida, e foi desenvolvida com estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio.
Durante a programação, rodas de conversa, depoimentos e dinâmicas reflexivas convidaram os jovens a refletirem sobre o sentido da vida a partir da escuta de si, do outro e de Deus. “Foi um momento de acolhida, de escuta, de partilha. Também tivemos a oportunidade de partilhar os nossos dons, o nosso carisma, a espiritualidade inaciana”, destacou o Irmão Luciano Sabedot, SJ, da Província dos Jesuítas do Brasil.
A vivência também dialogou com os estudos realizados em sala de aula sobre Cidadania Global. O jesuíta Precious Kambewa, SJ, da Província Jesuíta da África Austral, enfatizou a importância do processo de autoconhecimento. “Essa experiência tem sido muito interessante porque estamos falando das vozes interiores que nos ajudam a traçar o nosso projeto de vida”. Kambewa também compartilhou os desafios de sua chegada ao Brasil, especialmente a barreira linguística, e utilizou três idiomas em sua apresentação: português, inglês e chewa, uma das línguas de Malawi, seu país de origem.
A presença do jesuíta conectou-se diretamente com os conteúdos trabalhados pela 2ª Série do Ensino Médio no projeto interdisciplinar We are all immigrants, sobre migração. “Recentemente os alunos fizeram um trabalho sobre migração e agora tiveram um jesuíta migrante compartilhando sua história e sua missão”, comentou a professora de Língua Inglesa, Juliana Castiglia Brundo.
A atividade convidou os estudantes a olharem para suas próprias trajetórias como dom e chamado, provocando cada um a buscar o seu magis inaciano: o desejo profundo de sempre fazer mais, a serviço dos outros e do bem comum.