Durante toda essa semana, o Colégio Anchieta está homenageando São José de Anchieta, cujo dia oficial é nessa quinta-feira, dia 09 de junho. A programação é intensa e envolve alunos desde a Educação Infantil até a 3ª Série do Ensino Médio.
Os alunos das séries iniciais estão conhecendo um pouco mais sobre a vida de São José a partir de um tour guiado com as professoras pelo saguão do Prédio A. Nesse local, a vida do santo é contada por meio de passagens representadas nas paredes. Também foi trazida, da Igreja da Ressurreição para o saguão, uma imagem trabalhada em madeira que mostra São José de Anchieta em uma cena famosa: escrevendo o “Poema à Virgem” nas areias da Praia de Iperoig, em Ubatuba. Nesse espaço, os alunos são convidados a dirigir suas preces à São José por meio de bilhetinhos fixados em um painel.
Já os alunos de 6º Ano até o Ensino Médio participaram de missas celebradas durante a manhã de hoje, com horários programados para as turmas da tarde também. A organização dessa semana comemorativa ficou por conta do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP), que planejou as atividades adequadas à cada faixa etária de alunos, trazendo à memória e ao imaginário coletivo a importância do legado desse jesuíta para todos nós. “Queremos fazer memória do quanto São José de Anchieta contribuiu para que a Educação Jesuíta fosse uma educação integral, abarcando o conhecimento, a afetividade, a ética, a espiritualidade, a comunicação, a estética, o corpo e a dimensão sociopolítica, à luz dos Exercícios Espirituais e da Pedagogia Inaciana”, explica o Coordenador do SOREP, Cleiton Gretzler.

Um pouco da vida do Apóstolo do Brasil*

José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534, em Tenerife, maior das ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias, Espanha. Com 17 anos foi aceito como noviço na Companhia de Jesus, nova Ordem Religiosa funda por Santo Inácio de Loyola, parente da família Anchieta. Em 13 de junho de 1553, com apenas 19 anos, recebeu licença dos superiores, apesar da saúde abalada, para trabalhar como missionário no Brasil, local com bom clima para recuperar a saúde, segundo diziam.
Anchieta desenvolveu intensas atividades missionárias em terras brasileiras, que lhe renderam o título de Apóstolo do Brasil. Sua catequese e evangelização se estenderam de São Paulo à Bahia de todos os Santos. Como intelectual é considerado fundador da literatura, teatro e poesia brasileira.
José de Anchieta teve participação decisiva na fundação e consolidação do Colégio de Piratininga, primeiro colégio jesuíta do Brasil, inaugurado em 25 de janeiro de 1554, em torno do qual nasceu e se desenvolveu a cidade de São Paulo. Como educador, além de inúmeros textos escritos em língua portuguesa e tupi, entre eles, a primeira gramática brasileira (bilíngue), adotou como práticas pedagógicas a poesia, o teatro, a música, a dança e a festa, todas de muito agrado dos indígenas. A vinda dos primeiros jesuítas ao Brasil, a partir de 1549, deve ser considerada o marco inicial da educação escolar brasileira, o que mereceu ao Padre José de Anchieta o título de Patrono da Educação Nacional. Após 44 anos de intensas atividades missionários, faleceu em 09 de junho de 1597, com 63 anos, em Reritiba, hoje Anchieta, no Espírito Santo.
Padre Anchieta foi um modelo de vida cristã, de vida consagrada, de sacerdote jesuíta, de missionário. Já em vida foi respeitado e venerado por todos, fossem índios, portugueses ou espanhóis, e considerado um santo, cuja santidade foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica com sua Beatificação, no dia 09 de junho de 1980, pelo Papa João Paulo II, e sua Canonização, pelo Papa Francisco, em abril de 2014. Anchieta encontrou seu sustento e força para realizar sua missão evangelizado na sua vida espiritual.

*Escrito por Pe. João Claudio Rhoden, Diretor Geral do Anchieta