Na era globalizada da informação digitalizada, o Colégio Anchieta acredita que a lógica do mundo digital deva compor a coletividade de habilidades previstas para os estudantes do novo contexto global que vivenciamos. “Por causa das experiências que tivemos na pandemia, nós achamos que era o momento propício de dar um passo além, no sentido de manter aquilo que já se tinha descoberto e aprendido”, explica Dóris Trentini, Coordenadora de Ensino.

Neste ano, o uso de novos recursos digitais em sala de aula, na modalidade presencial, passa a fazer parte do cotidiano de estudantes do Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano, e da 1ª série do Ensino Médio. Agora os anchietanos contam com o recurso de livros digitais e interativos, de EdTechs, simuladores de realidade virtual, em seus processos de aprendizagem.

Para democratizar o acesso dos estudantes aos conteúdos, o Colégio Anchieta adquiriu 1.019  Chromebooks, um por aluno e professor. O investimento permite que livros e EdTechs possam ser utilizados em sala de aula e em casa, tudo dentro de uma ferramenta padronizada. Desta forma, enquanto os estudantes adquirem as novas habilidades, a gestão pedagógica tem a possibilidade de acompanhar os resultados de seus estudos. Conforme Cleiton Gretzler, Coordenador da Unidade de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, “o propósito é que os alunos compreendam e utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, transformando-as em conhecimento”.

Livros digitais x Livros interativos

Em uma parceria que já dura muitos anos, foram as editoras Somos e Moderna, utilizadas, respectivamente, como apoio no EF II e no EM, que propuseram uma das novidades no retorno às aulas: o uso dos livros digitais interativos. O conteúdo, que antes era acessado via livro físico ou em PDF, permanece exatamente o mesmo. Contudo, a primeira mudança é que agora o uso é exclusivamente online, feito por meio das plataformas digitais de aprendizagem das editoras.

Hoje são dois tipos de livros utilizados em sala de aula: em PDF, formato que permite somente a leitura; e em HTML, que possibilita a interação com o aluno ao receber as questões dentro da plataforma e ao responder pelo mesmo local. Já o professor recebe online toda a ação do estudante com o livro, facilitando o acompanhamento do progresso individual e a avaliação do desempenho.

Entenda o que são as EdTechs

EdTech, termo derivado da expressão Education Technology, refere-se a um nicho de startups que têm transformado o setor da educação. No âmbito do conteúdo, conforme explica a Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e professora de português Patrícia Gomes, as EdTechs “são plataformas de simulação de situações de aprendizagem”, que promovem ensino por meio de jogos, simuladores, inteligência artificial e robótica. Seu uso pode ser aplicado tanto em atividades práticas quanto em teóricas, tornando a ferramenta uma das protagonistas no dia a dia dos estudantes.

A escolha das EdTechs, que agora integram as ferramentas de ensino do 6º Ano à 1ª Série, foi realizada pela Coordenação de Ensino e contempla as quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Confira abaixo quais são elas:

Matific (Matemática):
plataforma gamificada projetada para ensinar matemática, praticar a resolução de problemas e desenvolver o pensamento crítico. Disponível para o 6º Ano.

Discovery (todas as áreas): tem como foco os problemas reais. Promove desafios relacionados às temáticas da água, alimentação, comunidade, energia, saúde, cidadania digital, conhecimentos gerais, exploração e descoberta. Disponível para o 6º e 7º Anos.

Cloudlabs: ambiente virtual de aprendizagem do CloudLabs é desenhado com uma metodologia focada na resolução de problemas e contextos de situações reais, para que o aluno possa aplicar os conceitos de forma segura, de qualquer lugar. Disponível para o 8º Ano na área de Ciências e para o 9º Ano nas áreas de Física e Química.

Dreamshaper (todas as áreas): ferramenta online de aprendizagem baseada em projetos.  A metodologia da plataforma incentiva o aluno a investigar, a desenhar e a construir soluções sobre os temas propostos pelo professor, tornando-o protagonista do seu aprendizado. Disponível para o 9º Ano e para a 1ª Série.

Redação Nota Mil (Produção Textual): plataforma de avaliação de redação e desenvolvimento da escrita do Brasil, permitindo que se apliquem e que se corrijam as redações da escola de forma 100% online. Disponível para o 9º Ano.

Plurall Olímpico – Laboratórios de Ensino: com foco nas áreas de Química, Física, Ciências, História, Astronomia e Raciocínio lógico, a solução educacional é voltada para as olimpíadas de ciências e para eventos acadêmicos de alta performance. Utiliza tecnologia de currículo e avaliação, metodologias inovadoras, recursos pedagógicos e práticas de neuroaprendizagem. As atividades podem ser desenvolvidas para estudo em sala de aula ou em casa, com ajuda dos professores ou de forma individual.