O Programa Mesa Brasil Sesc retornou virtualmente ao Colégio Anchieta no dia 23 de setembro para promover um segundo encontro de conscientização sobre segurança alimentar no Brasil. A atividade foi um complemento à temática discutida em aula durante este ano.

Segundo o inquérito nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 116,8 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar no Brasil. Para conhecer um pouco mais sobre os motivos que nos levam a este preocupante número, os alunos foram apresentados ao termo “Segurança Alimentar”, que deriva do direito humano à alimentação adequada.

Conforme explicou a nutricionista e responsável técnica no Mesa Brasil Sesc, Priscilla Rohmann, segurança alimentar realiza-se quando cada pessoa tem acesso físico e econômico adequado aos meios para a obtenção de alimentos em quantidade e qualidade adequadas, com práticas promotoras de saúde, de diversidade e de sustentabilidade cultural, econômica e social.

Em contrapartida, está a insegurança alimentar, um problema grave no Brasil. Ela consiste na falta de acesso pleno e regular a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades básicas. Apesar de rico na produção de alimentos, o Brasil também é um dos campões no desperdício, desde o campo até o que é colocado no prato.

Para lutar contra problemas, é preciso encontrar soluções sustentáveis a longo prazo. Por este motivo, os alunos foram apresentados a dados e a outros conceitos sobre fome e desperdício. Na prática, já puderam retornar às suas casas sabendo o conceito do consumo consciente aplicado aos alimentos.

Além da importância de comprar, conservar e preparar bem os alimentos, os Anchietanos também foram apresentados às práticas de consumo integral de frutas, verduras e legumes. O que pode parecer estranho em um primeiro momento “é uma cultura que podemos ir modificando à medida que vamos conhecendo novas formas de preparo”, explica a nutricionista.