O Currículo Bilíngue Integrado (CBI) adotado pelo Colégio Anchieta vislumbra o uso das línguas enquanto instrumentos para desenvolver habilidades, competências e conhecimentos diversos, ampliando as representações de mundo dos seus educandos durante a formação.
Em 2020, com a introdução do CBI na Educação Infantil, as crianças passaram a ter contato com a Língua Inglesa em várias situações do dia a dia. Em 2022, o novo currículo se estenderá para o Ensino Fundamental I, oportunizando conexões entre as Línguas de forma contínua e gradativa no cotidiano do aluno, ampliando, assim, o seu conhecimento de mundo e suas habilidades comunicativas.
Desenvolvimento do CBI
Há tempos que o ensino bilíngue é uma tendência educacional bastante relevante, assim como uma demanda dos pais. O assunto também vai ao encontro do projeto pedagógico do colégio e da formação integral, possibilitando o crescimento multi e intercultural dos alunos. Foi pensando nisso que o Colégio iniciou o desenvolvimento do projeto Currículo Bilíngue Integrado em 2019, em parceria com a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e com a Unisinos, por meio do U-Education – Programa Bilíngue – Unilínguas e Instituto de Inovação para a Educação.
Abordagem prática
“Antigamente, com apenas um período por semana, o professor (de inglês) tinha um vínculo muito menor com as crianças. Hoje em dia, não: as crianças esperam avidamente a chegada da teacher”, conta Lisiane Tebaldi, orientadora pedagógica da Ed. Infantil, que adotou o CBI em 2021. “Esse trabalho oportuniza e favorece que as crianças tenham esse uso da Língua Inglesa de forma muito orgânica e natural no seu cotidiano”, completa Lisiane.
Para ser executado conforme o planejamento, a partir deste ano a abordagem do CBI no Ensino Fundamental I enriquecerá a matriz curricular com o aumento da carga horária em alguns componentes curriculares. A carga horária semanal passará de 20 para 25 horas/aula, resultando em um aumento total de 200 horas/aula no ano letivo.
De acordo com Adriana Bassi, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I, três períodos serão em Língua Inglesa, com a professora especialista desta disciplina. Nos outros 4, a mesma professora de Língua Inglesa estará junto com a professora titular ou com os professores especializados trabalhando em codocência. “Isso vai fazer que o aluno tenha uma imersão no inglês. Eles terão inglês todos os dias da semana”, finaliza Adriana.
Do 1º ao 4º Ano
-
Língua Portuguesa – De 5 para 6 períodos
-
Língua Inglesa – De 1 para 3 períodos
-
Matemática – De 4 para 5 períodos
-
Educação Física – De 1 para 2 períodos
5º Ano
-
Língua Portuguesa – De 4 para 5 períodos
-
Língua Inglesa – De 1 para 3 períodos
-
Ciências da Natureza- De 2 para 3 períodos
-
História – De 1 para 2 períodos