O primeiro dia da Semana Anchietana 2022 ficou marcado, entre as várias atividades, pelo Curta no Anchieta. A exibição dos trabalhos e a entrega dos troféus encerram esta edição do projeto interdisciplinar voltado aos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio para a “construção, idealização, roteirização, produção e entrega de um curta metragem”, explica o professor Sílvio de Almeida Júnior, que ministra o componente Projeto de Vida. Cada integrante dos grupos participou de uma etapa do projeto, experienciando, assim, aprendizados que podem vir a fazer diferença na escolha da futura profissão.

Protagonismo da Língua Portuguesa

O projeto de série, executado em parceria com o Curso de Realização Audiovisual da Unisinos (CRAV), é liderado pelo componente da Língua Portuguesa e acompanhado por Linguagens Artísticas, Projeto de Vida, Letramento Digital e outras áreas de conhecimento. São produzidos dois curtas-metragens por turma, sempre com roteiros adaptados a partir de grandes contos da literatura brasileira escolhidos por meio de sorteio. “Cada um dos grupos recebe um conto, e eles têm que adaptar para um curta. Não é copiar o conto, é fazer uma adaptação mesmo”, explica a professora de português Renee Hasperoy, que mentoreou os estudantes da 1ª Série neste ano enquanto a professora Isabel Janostiac, que também ministra aulas de Língua Portuguesa e que lidera o projeto na instituição, auxiliou a todos de forma remota.

O estreitamento de laços do projeto com a Língua Portuguesa acontece em diferentes momentos. Durante a execução do roteiro, os estudantes ficam imersos na língua: primeiro com a leitura do conto, depois com gênero textual do roteiro e, por fim, com a adequação linguística nos casos em que os contos são ambientados em décadas anteriores.

Parceria com a Unisinos qualifica o trabalho dos estudantes

Oficinas promovidas pelo CRAV também auxiliaram os alunos e as alunas no desenvolvimento do trabalho. Eles visitaram o espaço da Unisinos para o encontro e ainda experienciaram um pouco da rotina universitária. A universidade, que também integra a Rede Jesuíta de Educação, teve também papel fundamental na avaliação dos curtas, classificados em dez categorias, com premiação do 1º ao 4º lugar: filme, direção, roteiro, ator, atriz, fotografia, direção de arte, montagem, desenho de som e cartaz.

Antigas alunas formam comissão avaliadora

Neste ano, as seis turmas produziram 12 curtas, e todos levaram para casa ao menos um prêmio. A comissão avaliadora foi totalmente constituída por antigas alunas e estudantes da Unisinos: Luísa Zarth Carvalho é atualmente formanda do CRAV, em que se especializa em montagem, roteiro, direção e produção; Valentina Ritter Hickmann, também formanda do CRAV, faz especialização em montagem, direção de arte, direção e produção e recentemente ganhou o prêmio da crítica na Mostra Gaúcha de Gramado com o filme “Apenas Para Registro”; Já Tainara Fraga é bacharel em Realização Audiovisual pela Unisinos e atua como produtora de cinema; desde 2016, trabalha na Prana Filmes, em que foi assistente de produção executiva no longa “A Nuvem Rosa” e atualmente gerencia o núcleo Jam’s, da produtora Sopa Digital.

Um dos grandes vencedores do Curta no Anchieta foi “Apenas um Violino” (turma 102, grupo A), que conquistou o troféu de melhor filme, direção, roteiro e atriz. “Para Salvar Beth” (turma 102, grupo B) levou o troféu de melhor ator, direção de arte, montagem e cartaz. “Uma história de Tanto Amor” (turma 106, grupo B) ficou em primeiro lugar na categoria de fotografia e direção de arte. Clique aqui para conferir todos os prêmios.