Durante os turnos da manhã e da tarde de ontem, uma astronauta, um stormtrooper, Darth Vader, Luke Skywalker e a Princesa Leia recepcionaram os alunos do 5º Ano no Auditório 1 para uma aula especial. A atividade faz parte do Projeto Detetives do Universo – Missão: Atitudes do Bem, que tem como objetivo instigar as crianças na busca pelo conhecimento e no cultivo de boas atitudes para uma convivência saudável.

A participação dos personagens, interpretados pelos professores Danielle Contessa (Língua Inglesa), Eduardo Soares (História), Cleomar Graef de Oliveira (Geografia), Luciano Eckert (Educação Física) e Fernanda Montenegro (Língua Inglesa), encantou os alunos e foi uma surpresa que os motivou ainda mais para as atividades programadas para o dia. “Buscamos inspiração nos personagens de Star Wars, pois representam a ciência, a tecnologia, a busca para que o bem e as boas atitudes sempre vençam, possibilitando uma ligação com um dos objetivos do projeto que é o cultivo dessas atitudes”, explica a professora de Língua Portuguesa do 5º Ano, Bruna Correia de Souza.

As oficinas trouxeram desde a astronomia até gastronomia, passando por jogos de pensamento lógico e atividades de Artes. No Museu Anchieta de Ciências Naturais, os alunos participaram da Oficina Que universo é esse? Com a utilização de microscópios, os alunos puderam observar materiais e insetos, refletindo sobre a importância de todos os seres para o bem viver no planeta.

A Oficina Atitudes do Bem, ambientada no Auditório do Prédio B, foi dividida em dois momentos: no primeiro, os alunos passaram por desafios de pensamento lógico; e no segundo, construíram um painel utilizando técnica de stencil, inspirado na Astronomia.

A Oficina Gastronomia ocorreu na cozinha pedagógica da Educação Infantil. Os alunos fizeram cake pops, que viraram os planetas das crianças, despertando nelas a reflexão sobre como a culinária é uma habilidade importante para nossa vida.

Um planetário móvel foi instalado dentro do Auditório 1 para a realização da Oficina Planetário, possibilitando aos alunos conhecimento astronômico conectado com assuntos trabalhados no Ano.