Disciplinas eletivas – Ensino Médio
As eletivas são componentes curriculares do Novo Ensino Médio (Lei nº 14.945/2024), que servem para aprofundar, diversificar ou ampliar conceitos e práticas pedagógicas, oportunizando o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos interesses dos jovens e aos seus projetos de vida, permitindo uma escolha livre que os ajude a conhecer diferentes campos de aprendizado e que promova a ampliação de suas vivências e experiências.
Esses componentes são multisseriados, têm duração semestral e não podem ser repetidos pelos estudantes para que se garanta uma formação ampla e diversificada, de forma que – ao final do Ensino Médio – cada estudante tenha experimentado diferentes áreas do conhecimento e dos campos de saber.
No conjunto de ofertas disponíveis a cada semestre, aparece uma multiplicidade de opções dos mais diversos campos do saber, como Cinema e História, Gastronomia, Voluntariado, Empreendedorismo Social, Esportes, Geopolítica, Introdução à Saúde Coletiva, Artes Visuais, Farmacoterapia, Discurso Jurídico, Estudos Bilíngues de Psicologia, Astronomia Observacional, Oficina de Redação, Biologia, Matemática, Física e Química para o Enem e Vestibulares, Música e Jogos Digitais, além de muitas outras.
CONHEÇA AS DISCIPLINAS ELETIVAS OFERTADAS:
Esta disciplina tem por intuito aprofundar o conhecimento em relação aos animais peçonhentos que podem provocar acidentes ao ser humano. Serão apresentados os principais animais peçonhentos (cobras, taturanas, aranhas e escorpiões) que causam acidentes no Brasil, mas com enfoque principal nos animais de interesse do Rio Grande do Sul. As aulas terão caráter teórico prático, e os alunos terão a oportunidade de analisar alguns animais peçonhentos do acervo do museu de ciências. As aulas serão ministradas no laboratório de biologia e Museu Anchieta de Ciências naturais. Também haverá a possibilidade de saída de campo para o centro de informações toxicológicas (CIT) e Museu de Ciências Naturais do RS onde existe um serpentário com cobras de interesse médico. Ao final do curso o aluno deverá saber identificar os principais animais que causam acidente no RS e no Brasil, ter subsídio para diagnóstico e conduta em caso de agravo a saúde. Saiba mais: https://youtube.com/shorts/bWY0R0OJbIo.
A sociedade contemporânea constituiu-se a partir da observação dos céus. Muito da forma como vivemos hoje foi determinada a partir de fatores astronômicos que os antigos observaram e que determinaram a nossa cultura. Pensando nisso, entendermos o nosso lugar frente à grande imensidão do cosmos pode ser uma experiência instigante, reveladora e surpreendente. Olhando para o céu, não observamos apenas estrelas, galáxias, nebulosas, cometas, satélites, planetas e asteroides, observamos também o nosso passado, o nosso presente e, quem sabe, o nosso futuro. Carl Sagan disse certa vez que “olhar o céu é olhar o passado”, pois tudo o que vemos naquele imenso fundo escuro não expressa como as coisas são no tempo em que vivemos, mas sim um passado, que é determinado pela imensidão e pela constância da velocidade da luz. E entendendo esse passado, podemos entender o nosso possível futuro. Nesta eletiva, vamos estudar o conceito de esfera celeste; a conceituação dos pontos de referência zênite e nadir; os movimentos aparentes da esfera celeste; a diferenciação de constelações e divisões do céu; a observação de objetos astronômicos e mapas celestes. Saiba mais: https://youtu.be/zJLtve6Ch8A.
Como os produtos de higiene, alimentos industrializados e cosméticos chegam até nós? Os remédios são produzidos de que forma? A água que tomamos passa por quais processos? Quais os processos necessários para fabricação de carros, ônibus e motos? Essa eletiva tem por finalidade responder essas e muitas outras perguntas sobre a produção industrial de diversos produtos desde a obtenção da matéria-prima até o consumidor final. Serão explorados segmentos como: tratamento de efluentes e afluentes, papel e celulose, química, farmacêutica, siderúrgica e metalúrgica, cosmética, fertilizante e polímeros. Além das aulas que aproximarão os estudantes deste universo industrial, será realizada uma visita técnica para que os alunos vivenciem uma experiência industrial e tenham uma troca de conhecimentos com profissionais da área. Saiba mais: https://youtu.be/XdJ28qyA1rk.
Atualmente temos diversas formas para ingressar nas universidades. Uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, é o ENEM. Além disso, no nosso estado contamos também com o vestibular da UFRGS. Ambos muito concorridos e com provas de abordagens diferentes, exigindo um aprofundamento dos conteúdos. Visando preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior, a eletiva de “Biologia para o ENEM-UFRGS” tem por objetivo principal oferecer suporte educacional e estratégias específicas para os estudantes enfrentarem as diferentes questões presentes nas provas, otimizando tempo de prova e melhorando o seu desempenho. Com esta disciplina, espera-se que os estudantes tenham uma formação sólida e contextualizada, preparados para as principais provas de ingresso às universidades do nosso país.
Os processos seletivos para ingressar nas universidades exigem dos futuros acadêmicos um aprofundamento dos conteúdos programáticos das disciplinas de todas as áreas do conhecimento: Ciências humanas, Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, Linguagens e redação. Visando preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior, a disciplina de “Química para o ENEM-UFRGS” tem por objetivo principal oferecer suporte educacional e estratégias específicas para os estudantes enfrentarem as diferentes questões presentes nos exames, otimizando tempo de prova e melhorando o seu desempenho. Nos encontros semanais, os estudantes terão: revisão de teoria, análise de temas concorrentes nas duas provas, resolução de exercícios de provas anteriores, simulados (para se ambientarem a uma condição real de vestibular) e apresentação de estratégias de estudo. Para auxiliar os alunos a compreenderem conceitos fundamentais de Química, serão promovidos experimentos virtuais e jogos didáticos. Com esta disciplina, os estudantes sairão com uma formação sólida e contextualizada, preparados para as principais provas de ingresso a universidades do nosso país. Saiba mais: https://youtu.be/3y5ypJXJ-tc.
Os processos seletivos para ingressar nas universidades exigem dos futuros acadêmicos um aprofundamento dos conteúdos programáticos das disciplinas de todas as áreas do conhecimento: Ciências humanas, Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e redação. Visando preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior, a disciplina de “Física para o ENEM e Vestibulares” têm por objetivo principal oferecer suporte educacional e estratégias específicas para os estudantes enfrentarem as diferentes questões presentes nos exames, otimizando tempo de prova e melhorando o seu desempenho. Nos encontros semanais, os estudantes terão a revisão de teoria a partir da resolução de problemas/exercícios, simulados (para se ambientarem a uma condição real de vestibular) e apresentação de estratégias de estudo. Com esta disciplina, os estudantes sairão com uma formação sólida e contextualizada, preparados para as principais provas de ingresso às universidades do nosso país.
Os processos seletivos para ingressar nas universidades exigem dos futuros acadêmicos um aprofundamento dos conteúdos programáticos das disciplinas de todas as áreas do conhecimento. Visando preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior, a disciplina de “Matemática para o ENEM e Vestibulares” têm por objetivo principal oferecer suporte educacional e estratégias específicas para os estudantes enfrentarem as diferentes questões presentes nos exames, otimizando tempo de prova e melhorando o seu desempenho. Nos encontros semanais, os estudantes terão a revisão de teoria a partir da resolução de problemas/exercícios, simulados (para se ambientarem a uma condição real de vestibular), apresentação de estratégias de estudo e identificação dos distratores contidos em cada questão bem como a diferenciação entre as provas para um melhor enfrentamento de cada processo seletivo. Com esta disciplina, os estudantes sairão com uma formação sólida e contextualizada, preparados para as principais provas de ingresso às universidades do nosso país.
Pensando no interesse de nossos alunos na realização de processos seletivos de universidades internacionais e na preparação para exames internacionais e vestibulares, será oferecida esta eletiva de Proficiência em Língua Inglesa,
que será ministrada em inglês. Nas aulas, o professor oportunizará para o grupo, a partir de estratégias dinâmicas, exercícios similares aos testes de proficiência e vestibulares (Mock Tests), para que, dessa forma, os alunos possam qualificar o seu desempenho nas habilidades de compreensão leitora e auditiva e na produção oral e escrita. Os alunos terão espaço para o esclarecimento de suas dúvidas por meio de feedbacks que serão realizados após a realização das diferentes atividades. Para além disso, os estudantes serão incentivados a ampliarem o seu vocabulário, melhorarem a fluência e a precisão gramatical e fortalecerem a capacidade de compreensão e produção, recorrendo a contextos comunicativos variados, como interviews, movie reviews, songs, spelling bee (soletração), podcasts, bem como pela exposição e análise de textos jornalísticos e literários. Saiba mais: https://youtu.be/FVRrJQbPXJc e https://youtu.be/fAdOauR_Fec.
Você já se perguntou o que existe debaixo da superfície dos oceanos? Como os organismos marinhos conseguem viver em ambientes tão extremos e variados? E o que podemos fazer para proteger esse ecossistema tão ameaçado? Na Eletiva Ecossistemas Marinhos: Biodiversidade e Conservação, iremos estudar como a vida surgiu nos mares e como ela evoluiu até hoje. Nesta disciplina, vamos explorar os principais temas que moldam o mundo marinho e sua importância para o nosso planeta. Com aulas teóricas e práticas, iremos abordar, discutir e debater a relevância dos ecossistemas marinhos e como eles estão diretamente ligados a questões globais e de sustentabilidade, compreendendo sua importância fundamental para o equilíbrio ambiental e para a vida no planeta Terra.
Tartarugas marinhas, lagartos, serpentes e sapos: o que estes animais têm em comum? Além de serem objeto de estudo da Herpetologia, ramo da Ciência que estuda os Anfíbios e os Répteis, são considerados animais que despertam tanto fascínio quanto medo e curiosidade. Na Disciplina Eletiva Herpetologia: O fantástico mundo dos Anfíbios e Répteis, vamos aprofundar os conhecimentos sobre a Herpetologia e as incríveis e variadas formas de vida que fazem parte deste grupo. Através de aulas teóricas e práticas, artigos científicos e palestras de especialistas, vamos conhecer as principais características de Anfíbios e Répteis, os desafios para a conservação de espécies ameaçadas, além de desmistificar estas incríveis criaturas, compreendendo sua importância na biodiversidade e em serviços ecossistêmicos essenciais para a vida.
Destina-se a alunos interessados em ingressar na área da saúde, apresentando o contexto dos medicamentos empregados no tratamento de doenças na busca de efetividade terapêutica, por meio do estudo de casos clínicos e simulação no atendimento a pacientes, a fim de problematizar os desafios da comunicação e do trabalho do profissional da saúde. O aluno deverá diferenciar as fontes de informação sobre medicamentos quanto a origem, qualidade e aplicações, efetuando buscas nas principais bases de dados bibliográficas. Também deverá compreender o impacto do processo de utilização de medicamentos nos resultados clínicos, humanísticos e econômicos, utilizando exemplos teórico-práticos e realizando leituras complementares. Além disso, os alunos irão aprender a utilizar estetoscópio para aferição das pressões arteriais sistólicas e diastólica pelo método auscultatório, forma rotineira utilizada em diversos campos da saúde. Aprenderão a utilizar um glicosímetro para efetuar a glicemia capilar (para fazer uso do material e lancetas o aluno deverá ter uma autorização do responsável). https://youtu.be/vddI1LAZAX0.
A eletiva Teatro: do texto ao ato busca oportunizar a experiência da criação dramática, seja na concepção de textos dramatúrgicos, ou na elaboração de pequenas cenas teatrais, nas quais serão trabalhadas noções de intencionalidade, personagens, conflitos e resoluções. Ao longo do semestre, os educandos terão contato com técnicas e exercícios de escrita livres, que serão utilizados no desenvolvimento de pequenos roteiros, os quais por sua
vez, servirão de estímulo para performances encenadas. A disciplina visa também, estabelecer e incentivar a escrita criativa, promovendo, entre os educandos, o interesse pela ficcionalidade, além de exercitar a sensibilidade e discernimentos críticos e construtivos. Reforça-se com os alunos a ideia de que o teatro é uma modalidade das artes cênicas que estimula a criação de situações a serem interpretadas de acordo com as provocações propostas por meio de improvisações, jogos lúdicos e trechos de peças dramatúrgicas. Ao escrever e encenar peças ou fazer exercícios corporais, vocálicos e gestuais, o estudante exercitará sua criatividade e espontaneidade, superando inibições e estimulando aspectos de concentração, memória e imaginação. Saiba mais: https://youtu.be/A-c1VdEqD6M.
A eletiva de Neurociências é organizada no formato online, que proporciona a discussão sobre os diferentes tipos de memória que regem nosso comportamento, podendo nos dar pistas importantes a respeito das tomadas de decisão mais assertivas para o cumprimento de metas pessoais de estudo, de vida social, de autoconhecimento e de profissão. Aborda os aspectos teóricos e práticos sobre a memória e sua atuação na aprendizagem, expondo os conceitos elementares das bases neurológicas do sistema nervoso central e relacionando as situações cotidianas de aquisição, armazenamento e evocação de memória, complementado ao estudo das características fisiológicas do cérebro humano. Por meio da elaboração de projeto de pesquisa e seminários, os discentes poderão experimentar e se relacionar à literatura científica da área, bem como a prática na escrita científica e suas regras a fim de dar suporte à futura vida acadêmica dos jovens. Saiba mais: https://youtube.com/shorts/EQWMFV4pCWM.
A eletiva de Música, por meio da prática de instrumentos musicais (Violão, Guitarra, Contrabaixo Elétrico, Ukulele ou Teclado) visa desenvolver habilidades e competências vinculadas às dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual religiosa, por meio da prática musical coletiva e aprendizagem de conteúdos relacionados ao instrumento musical escolhido por cada aluno. O trabalho proposto possibilitará a organização do pensamento musical estruturante, a fim de capacitar o aluno a planejar sua
própria banda de Rock, ou de qualquer outro gênero musical desejado. Nas aulas, serão articuladas as dimensões do conhecimento como criação, crítica, expressão, fruição e reflexão. Auxiliar na organização das ideias, ações e comportamentos necessários, por meio do convívio entre pares para criar soluções interessantes utilizando a arte da música como ferramenta principal de desenvolvimento. Saiba mais: https://youtu.be/YBzAjn22L3s?si=SrOtUz_KFh981Vjb.
Na sociedade contemporânea, rodeada de processos seletivos como vestibulares e o ENEM, o desenvolvimento de textos dissertativos minimamente satisfatórios tem se mostrado como um aspecto decisivo na aprovação dos vestibulandos. Além disso, é indiscutível, que durante as produções escritas, os alunos precisam mobilizar diversas habilidades cognitivas, sejam elas retomando aspectos linguísticos da língua ou, simplesmente, selecionando um repertório sociocultural pertinente à temática que está sendo abordada. Assim, percebe-se que a complexidade de todo este processo exige que a prática da escrita seja constante, persistente e monitorada para que gradativamente os textos posam apresentar uma progressiva qualificação. Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=07cuTC_7NU0.
A era da informação caracteriza-se pela popularização da internet e das novas tecnologias, em que todos encontram no universo digital um espaço aberto para compartilhar suas ideias. Por isso, nas últimas décadas houve um crescimento expressivo de criadores de conteúdo e de escritores independentes, demonstrando uma alteração nos paradigmas que envolviam o trabalho dos profissionais da escrita. Essa mudança torna essencial o aprimoramento da produção textual dos estudantes, visando contemplar aspectos da escrita criativa que transcendem as redações escolares e entram no campo profissional, tais como um conhecimento básico do mercado editorial e a criação de textos para internet
com foco no SEO, a criação de textos para jogos e narrativas gráficas, a estrutura do roteiro audiovisual, entre outras manifestações artísticas. Nesse diapasão, é primordial que a escola auxilie os(as) estudantes no aprimoramento de sua escrita, capacitando-os para a realização de leituras críticas de obras clássicas e contemporâneas e para a análise de variados estilos de escrita. Ademais, é papel da escola orientar os(as) alunos(as) durante sua jornada de aprimoramento de seus textos, apresentando diferentes estruturas textuais que permeiam a indústria criativa. Sob essa ótica, demonstra-se a necessidade do componente curricular Escrita Criativa, destinado à capacitação da leitura crítica e da produção textual de diversos gêneros.
A qualificação da Produção Textual é uma necessidade central para garantir a aprovação nos diferentes processos de seleção, como o Enem e os vestibulares. Esta eletiva associa o estudo de diferentes técnicas de aprimoramento de expressão, de coesão e de repertório, com produção individual e com feedback do desempenho dos alunos, buscando a gradativa qualificação técnica e argumentativa das redações dos estudantes nos diferentes modelos dissertativos cobrados nos vestibulares, atendendo tanto os alunos de 3ª série, que já estão em fase de finalização do Ensino Médio,
quanto os alunos de 1ª e 2ª série, que estão construindo sua trajetória de preparação para os exames.
A eletiva “Explorando Dados com Programação, Estatística e Escrita Digital” oferece aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em programação, estatística e produção textual acadêmica. Durante a formação, os alunos desenvolverão habilidades essenciais para analisar dados, criar gráficos estatísticos e comunicar resultados de forma clara e padronizada. A participação do pensamento computacional como parte da capacidade analítica da sociedade desempenha um papel crucial na transformação de dados em conhecimento.
Esta eletiva oferece uma compreensão e prática dos sistemas lógicos programáveis, utilizando plataformas de prototipagem eletrônica que permitem a criação de projetos tecnológicos. Seu objetivo é capacitar os estudantes com os conhecimentos e habilidades necessários para projetar, programar e implementar sistemas lógicos programáveis, integrando diversos sensores e atuadores e criando soluções inovadoras e funcionais, desde os conceitos básicos até a implementação de projetos de maior complexidade.
Esta eletiva está centrada na construção do conhecimento do grupo, utilizando a modalidade do Basquete como plataforma, explorando os seus fundamentos de passe, drible, arremesso e rebote, desenvolvendo o controle
do corpo (giros, fintas e corridas) e o manejo da bola (segurar, quicar, trocar passes). Além do autoconhecimento e do aprimoramento físico e do cuidado com a saúde. O Basquete como esporte de equipe, promove os vínculos de
socialização, cooperação e respeito às regras, ajudando na formação integral dos estudantes. Saiba mais: https://youtu.be/pdrNnLaSlks.
Esta eletiva está centrada na construção do conhecimento do grupo, utilizando a modalidade do voleibol como plataforma, explorando os seus fundamentos de saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção, desenvolvimento do controle do corpo. Além do autoconhecimento e do aprimoramento físico e do cuidado com a saúde. O voleibol como esporte de equipe, promove os vínculos de socialização, cooperação e respeito às regras, ajudando na formação integral dos estudantes. Saiba mais: https://youtu.be/fnaDL0K3fto.
Esta Eletiva tem como foco um esporte que chegou ao Brasil na última década e que se caracteriza pela prática em quadras de areia. É um esporte de movimentação intensa, envolvendo todos os grupos musculares, com ativação constante dos membros inferiores e superiores. Sua prática melhora significativamente o condicionamento físico e aeróbico, proporcionando maior resistência e força. Por ser praticado na areia, o Beach Tennis ajuda a evitar lesões, pois o solo macio absorve o impacto, amortecendo as passadas e os saltos. Além disso, quando jogado em duplas, traz ainda outras vantagens como o fortalecimento dos vínculos de cooperação e trabalho em equipe, além de ensinar a tomada de decisões de forma rápida e dinâmica. Saiba mais: https://youtu.be/cQXd5_O3xr4.
O voleibol de praia é uma adaptação do jogo de voleibol clássico. Nessa modalidade, o jogo pode ser disputado entre duas duplas, trios ou quartetos, com uma quadra de tamanho adaptado e com piso de areia. Apesar de algumas particularidades, o formato e as regras do jogo são extremamente similares às do voleibol convencional. Serão trabalhadas atividades práticas e em vídeos gravados, de jogos profissionais e das próprias aulas da escola, gerando reflexão sobre a prática, participação em jogos e formatação de tática de trabalho em equipe. Saiba mais: https://youtu.be/aFqWbBdb9nA.
O Handebol de Praia, ou Beach Handball, é um esporte coletivo, que surgiu a partir do tradicional handebol de quadra. Ainda que as duas modalidades sejam similares, há diferenças entre elas, especialmente a forma de pontuar e o número de jogadores. Outro diferencial está no contato físico. No Handebol de Praia, um dos principais objetivos é a manutenção do fair play (jogo limpo), evitando qualquer tipo de contato entre os atletas e sempre mantendo o respeito entre eles. O jogo é disputado em dois sets de 10 minutos, em que os placares são marcados separadamente. O intuito da eletiva é fortalecer a saúde física e o trabalho em equipe, aprimorando os vínculos de socialização e de cooperação a partir do respeito às regras. Saiba mais: https://youtu.be/kxuQaQwNzPE.
O Projeto, que já é um dos grandes marcos da Educação Jesuíta, oportuniza a vivência da cidadania, por meio de estratégias que partem da leitura da realidade, estabelecendo relações de empatia com diferentes contextos para,
a partir da criatividade, propor interações que desencadeiem ações solidárias em prol do bem comum, enfatizando-se competências da liderança inaciana e da inteligência espiritual, com vistas a um trabalho coletivo junto às Instituições Parceiras. Saiba mais: https://youtu.be/E01YA13PyzA.
O Projeto, que já é um dos grandes marcos da Educação Jesuíta, oportuniza a vivência da cidadania, por meio de estratégias que partem da leitura da realidade, estabelecendo relações de empatia com diferentes contextos para,
a partir da criatividade, propor interações que desencadeiem ações solidárias em prol do bem comum, enfatizando-se competências da liderança inaciana e da inteligência espiritual, com vistas a um trabalho coletivo junto às
Instituições Parceiras. Saiba mais: https://youtu.be/E01YA13PyzA.
O Projeto, que já é um dos grandes marcos da Educação Jesuíta, oportuniza a vivência da cidadania, por meio de estratégias que partem da leitura da realidade, estabelecendo relações de empatia com diferentes contextos para,
a partir da criatividade, propor interações que desencadeiem ações solidárias em prol do bem comum, enfatizando-se competências da liderança inaciana e da inteligência espiritual, com vistas a um trabalho coletivo junto às
Instituições Parceiras. Saiba mais: https://youtu.be/E01YA13PyzA.
Esta eletiva oportuniza o desenvolvimento de estratégias críticas e criativas com vistas à formação de uma consciência socioambiental junto à comunidade anchietana, buscando fazer cada um assumir o seu protagonismo no cuidado com a casa comum, partindo da adoção de comportamentos sustentáveis e construindo projetos de intervenção a partir
de recursos do pensamento projetual e do empreendedorismo. Saiba mais: https://youtu.be/uW0qWBUmQHo.
O projeto desenvolve a inovação e a criatividade a partir de um processo de promoção de ideias inovadoras e histórias inspiradoras, que se consolidam na organização de um evento de apresentação à Comunidade Anchietana, com a presença de diferentes speakers que apresentam suas experiências de vida. A ideia do Evento Magis é promover a inspiração e a construção do bem comum com base em temáticas propostas e organizadas a cada ano pelas próprias equipes de estudantes. Obs.: Esta eletiva ocorreu ao longo do 1º Semestre/2025. Saiba mais: https://youtu.be/xcJVaF-BTqk.
Destina-se a alunos interessados em ingressar na área da saúde, apresentando o contexto do processo saúde e doença e sua importância para a Saúde Pública, passando pelos determinantes sociais de saúde coletiva, pela criação do SUS e pela explicitação dos programas e políticas vigentes atualmente. Visa também explicitar formas de promover, proteger ou recuperar a saúde, além de discutir os aspectos éticos e de bioética que permeiam o âmbito de práticas clínicas, de diagnóstico e de pesquisa, distinguindo os principais objetos de investigação, além de apresentar a diversidade de concepções e representações relacionadas ao campo da saúde coletiva, considerando temáticas como relação profissional de saúdepaciente e regulação de biotecnologias: fecundação assistida, clonagem, projeto genoma humano, transplantes de órgãos e tecidos, pesquisas com seres vivos, bioética animal e ambiental. A disciplina prevê saída de campo em universidade para vivenciar algumas rotinas práticas, tais como laboratório de simulações e anatomia, bem como oficinas para a prática de suturas, acesso venoso e ainda de primeiros socorros. Saiba mais: https://youtu.be/T_a8Xas33jQ
Esta eletiva tem por objetivo analisar e discutir temas históricos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, a partir de longas e curtas metragens exibidos integral ou parcialmente e assistidos com o grupo. A proposta é construir espaços de discussão coletiva para promover uma compreensão ampla e crítica em relação ao passado, contemplando alguns dos principais períodos e acontecimentos históricos da humanidade e enfatizando temáticas relativas a conflitos mundiais, movimentos culturais e discriminação, além de conhecer a forma de expressão e os recursos explorados pela linguagem cinematográfica. Saiba mais: https://youtu.be/0_eF3ybyLO8.
A eletiva abordará aspectos históricos da geopolítica, tendo como objetivo fazer um estudo evolutivo no tempo e no espaço até a configuração política e econômica do mundo atual, por meio do estudo de textos, mapas, vídeos e
atividades práticas, sobre as temáticas. Esta abordagem levará o aluno a entender a importância estratégica que envolve os seguintes tópicos: a ordem mundial pós-moderna, a ascensão geopolítica dos Estados Unidos, a ordem
mundial na Guerra Fria, a configuração da Era Bipolar, a reconfiguração da ordem mundial após o 11 de setembro de 2001, a atual ordem mundial e os novos atores do cenário internacional, com as principais guerras que estão
acontecendo no mundo, estabelecendo, então, uma ligação com o conteúdo específico da geopolítica. Saiba mais: https://youtu.be/t8Yo8Bnkpvc.
Os objetivos desta eletiva são contextualizar, representar e conectar a matemática à gastronomia, tornando significativo os conteúdos trabalhados até o momento em termos de aplicabilidade. O componente Gastronomia e
Matemática visa promover uma educação matemática, estruturando-se a partir da comunicação entre os pares, promovendo o autocuidado, estimulando a cooperação e uma visão empreendedora. O intuito é colocar a mão na massa literalmente, ou seja, vamos aprender fazendo, recorrendo à culinária para visualizar como os conceitos matemáticos estão presentes na gastronomia. Saiba mais: https://youtu.be/elrw7haLP3o.
Obs: Nesta eletiva, alguns ingredientes deverão ser adquiridos pelos estudantes e outros serão fornecidos pelo Colégio. A degustação das receitas será feita durante a aula, evitando contaminações dos alimentos no deslocamento para casa.
Esta eletiva propõe uma imersão nos fundamentos técnicos da criação de jogos digitais, com foco especial na lógica de programação, estruturação de sistemas e desenvolvimento de projetos interativos. A partir da elaboração de
GDDs (Game Design Documents), os alunos irão planejar e construir jogos próprios, programando funcionalidades como movimentação, colisão, eventos, sistemas de pontuação e HUDs. Serão abordados também elementos fundamentais do pensamento computacional, utilizando linguagens visuais ou escritas de acordo com o nível da turma, e estimulando a resolução de problemas por meio de código. A disciplina busca desenvolver o raciocínio lógico, a organização técnica de ideias e a capacidade de estruturar jogos digitais completos a partir de protótipos funcionais.
O RolePlaying Game (RPG) é um jogo em que o usuário controla um personagem em um ambiente. Nesse ambiente, seu personagem encontra outros personagens e interage com eles. Dependendo das ações e escolhas do usuário, os atributos dos personagens podem ir se alterando, construindo dinamicamente uma história. Esse tipo de jogo é complexo e difícil de desenvolver. Porém, se fosse desenvolvido e aplicado à instrução, poderia oferecer um ambiente cativante e motivador. O RPG pode ser um importante recurso didático por ser tratar de um jogo cuja iniciativa do jogador faz toda a diferença no desenvolver das atividades, um dos aspectos a ser levado em consideração é a atitude do aluno ou do grupo de alunos diante das atividades, situações problema propostas pelo narrador. A proposta da eletiva é imergir dentro da proposta do RPG e utilizá-lo como ferramenta de resolução de problemas em tempo real, de forma colaborativa e dinâmica, utilizando a criatividade e artifícios lógicos matemáticos enfrentando situações problemas e desafios enigmáticos.
A disciplina de Discurso Jurídico, Direito e Cidadania se propõe a oportunizar aos estudantes uma visão geral acerca dos direitos e dos deveres no Brasil, a partir da Constituição Federal e das principais leis brasileiras, que afetem ou virão a afetar (a curto prazo) a vida dos alunos como cidadãos, e a analisar a linguagem e o discurso jurídicos utilizados nesse gênero textual a partir da observação e do exercício de proposição de projetos de lei. Saiba mais: https://youtu.be/dHRHggig66c.
A disciplina eletiva Psychological and Social Skills trabalhará, em modalidade bilíngue, conceitos relacionados a habilidades psicológicas e sociais, tais como tipos de memória, de atenção e de aprendizado (entre outros), com base em autores da área de psicologia e da psicanálise. Aspectos relacionados à inteligência emocional também serão estudados, de maneira a proporcionar autoconhecimento e subsídios para tomadas de decisão e para interpretação de situações cotidianas. Saiba mais: https://youtu.be/s2Vu-OSXNXs.
Aprimoramento das habilidades artísticas, a partir de técnicas e da experimentação de diferentes estilos: arte pública, intervenções urbanas, stop motion, técnica da escultura e fotografia, desenho na linha da arquitetura e da decoração, cerâmica, técnicas de desenho (figura humana), esculturas sustentáveis, esculturas de canetas 3D, pintura (da acrílica à aquarela). Serão desenvolvidas diferentes expressões e técnicas artísticas em diversos espaços, como por exemplo, na sala de artes, no Espaço Maker e no Museu. Saiba mais: https://youtu.be/GSH40PjZReY.
Nesta eletiva o aluno irá aprender técnicas laboratoriais como montagem de lâmina, coloração de materiais, observação em microscópios e análises bioquímicas. A eletiva de biologia molecular tem como intuito desenvolver atividades práticas, portanto o aluno terá a oportunidade de aplicar conceitos teóricos, aprendidos no ensino médio, sendo protagonista de sua aprendizagem. As aulas terão caráter prático, onde o estudante irá preparar o material de análise, utilizando técnicas laboratoriais como montagem de lâmina, coloração de materiais, observação em microscópios. Ao longo da disciplina, o aluno se apropriará de técnicas moleculares para análise de material, cultivo celular e construção de relatórios práticos.
O programa de TV “Mundo de Beakman”, com suas experiências inusitadas e instigantes apresentadas pelo carismático cientista Beakman, bem como o canal do YouTube “Manual do Mundo”, com suas explorações científicas divertidas e acessíveis a todos os públicos, são opções lúdicas para quem busca aprender sobre o universo da ciência. Inspirada por esses exemplos, a eletiva de Práticas Inovadoras tem como objetivo promover a compreensão dos conceitos fundamentais da química por meio da prática em laboratório associada à criatividade e ao estímulo à curiosidade científica. A partir de experimentos, os(as) estudantes terão contato com procedimentos, técnicas e atitudes científicas, desenvolvendo habilidades de observação, registro, análise e interpretação de fenômenos químicos. O curso valoriza a
experimentação como ferramenta investigativa e contextualiza os conteúdos com temas do cotidiano, referências ambientais e recursos tecnológicos, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia científica, por meio de atividades experimentais de testagem, observação e investigação dos mais variados fenômenos.
A eletiva tem como objetivo compreender o empreendedorismo social como um conjunto de iniciativas comprometidas com a geração de impacto, capaz de projetar soluções para os problemas sociais ou ambientais, despertando uma atitude reflexiva, criativa, empreendedora e colaborativa Diante dos principais desafios do mundo contemporâneo, envolvendo a agenda 2030 (agricultura sustentável, água potável e saneamento, cidades sustentáveis, ações contra as mudanças climáticas, bem-estar e erradicação da pobreza). Discussão do conceito de empreendedorismo social e dos movimentos de uma sociedade mais consciente: negócios de impacto social, empresas B, moedas sociais, coletivos etc., despertando uma atitude reflexiva e colaborativa a partir da ideia de que todo mundo pode mudar o mundo.
Learning trail in which we will discuss the consolidation of different cultures and their food habits as a whole, many of them recognized as a worldwide cultural food patrimonies. We will learn to identify the elements that compose the diversity of regional brazilian kitchen cookery.
A análise de dados e o uso da tecnologia podem melhorar as práticas diárias dos profissionais da saúde, bem como impactar positivamente na qualidade de vida e bem-estar do paciente. A análise de dados e o uso da tecnologia podem melhorar as práticas diárias dos profissionais da saúde, bem como impactar de forma positiva na qualidade de vida do paciente, tratando também de questões vinculadas ao uso da tecnologia.
A tecnologia tem um impacto significativo nos setores de bem-estar e beleza. Ela impulsiona inovações em tratamentos e produtos, sempre integrada à inteligência artificial, transformando, com base na tecnologia, a forma como as pessoas cuidam da sua saúde estética oferecendo soluções acessíveis e personalizadas.
Introdução à criação e edição de imagens com Inteligência Artificial Generativa: uma nova imaginação? Criação e edição de imagens usando inteligência artificial: do prompt ao resultado. Exploração de diversas ferramentas e plataformas que utilizam IA para gerar imagens a partir de descrições textuais ou outras imagens, criando visuais e projetos personalizados a partir de ferramentas disponíveis e da discussão de suas potencialidades, alcance e dimensão ética.
A eletiva vai apresentar as grandes reflexões jurídicas da sociedade contemporânea vinculadas a desafios éticos, políticos e econômicos que demandam uma análise crítica sobre o papel do Direito em um mundo em constante transformação. Vai se evidenciar que a relação entre ética, política e economia molda as normas jurídicas e, por sua vez, influencia o funcionamento da sociedade. Nesse âmbito, a busca por justiça social, a proteção dos direitos humanos, a construção do bem-estar social, a promoção da democracia e a regulação da economia são temas centrais que evidenciam os desafios que serão enfrentados por aqueles que optarem pelo Direito como um caminho profissional.
São muitos os filmes franceses que oferecem perspectivas únicas sobre a sociedade francesa e suas relações com o mundo vinculadas às grandes questões sociais e comportamentais da contemporaneidade, permitindo discussões sobre questões sociais, políticas e históricas. Por meio da linguagem cinematográfica, o estudante é convidado a conhecer um pouco da língua, da história e da cultura da França, abrindo-se caminho para a promoção da diversidade cultural e do diálogo intercultural. A eletiva pretende evidenciar que, além de sua função artística, o cinema em língua
francesa tem um impacto social e cultural significativo, suscitando emoções e constituindo-se como uma ferramenta poderosa de conscientização, de expressão e de representação capaz de contribuir para o entendimento e diálogo entre diferentes culturas.