Na manhã desta quarta-feira (16), o antigo aluno e repórter da Rádio Gaúcha, Rodrigo Oliveira, esteve no colégio para um bate-papo com os estudantes do 8° Ano. Rodrigo, que chegou há poucos dias da Austrália, onde ocorre a Copa do Mundo Feminina de Futebol, contou sobre as experiências como repórter esportivo, sobre as cinco coberturas de Copa do Mundo de que ele participou, além, é claro, de sua trajetória como estudante do Colégio Anchieta.

O repórter iniciou sua fala relembrando seus tempos de aluno do Anchieta, ressaltou a estrutura do ensino e sua afinidade com os professores. “Cobri minha primeira Copa do Mundo com 21 anos, na África do Sul. Não é comum um veículo mandar um repórter tão jovem para cobrir um evento dessa magnitude, mas eu só fui porque o meu inglês era bom, e tenho que agradecer a teacher que está aqui do meu lado”, ressaltou o jornalista.

Repórter em cinco Copas do Mundo, quatro delas do masculino, o jornalista enfatizou que ainda há muitos caminhos a percorrer para que o futebol feminino atinja um patamar de excelência e usou como exemplo as dificuldades enfrentadas pelo pai da zagueira Lauren Leal, da Seleção Brasileira. “Eu tive a oportunidade de conhecer a história do pai da Lauren, Erymar Alexandre. Ele contou que teve que vender o seu carro, um Fiat 147, para ir à Austrália, porque, segundo ele, acompanhar a filha em uma Copa do Mundo é uma oportunidade única. Qual jogador da seleção masculina precisa disso?” perguntou Rodrigo.

Questionado por um dos estudantes sobre quem foram as pessoas mais famosas do esporte que ele já havia entrevistado, o repórter não teve dúvidas na resposta: a Rainha Marta e o Rei Pelé. A revelação gerou espanto, seguido de aplausos dos estudantes presentes.

No fim da palestra, os professores fizeram questão de agradecer a presença do antigo aluno e de ressaltar que o Colégio Anchieta sempre está de portas abertas para recebê-lo.

A atividade, que foi realizada em dois idiomas (português e inglês), fez parte da aula da disciplina de Língua Inglesa e da oficina Involve&Envolve/IE (Envolver e Evoluir), em que professores e alunos desenvolvem na prática a compreensão da leitura, audição, expressão oral e escrita.