Em visita ao Colégio Anchieta nesta segunda-feira, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, conversou com gestores, representantes de serviços acadêmicos, membros do Conselho Diretor e professores da instituição. Segundo ele, a visita pastoral tem como objetivo conhecer mais sobre o Colégio Anchieta, promovendo diálogo e encontro com os profissionais diretamente ligados com a formação dos alunos.

Dom Leomar destacou a importância dessa aproximação da Igreja com as instituições de ensino dado os grandes desafios que a educação vem enfrentando hoje. “Essa visita pastoral tem como objetivo maior escutar vocês, entender as características da educação no Anchieta, o perfil do alunado e os desafios do humanismo integral solidário. Queremos pensar a educação como um todo, entendendo como escolas como o Anchieta funcionam”, destacou.

Na reunião com os professores abordou o tema da Educação Integral Católica, contextualizando a missão educativa com as interrogações: onde estás? Onde estamos? Para ele, há opções claras para a educação que devem levar em conta a vida, os processos de desenvolvimento humano contemporâneo, reflexões em relação a existência humana, desafios sociais, culturais, éticos, políticos e religiosos.

A Educação Católica deseja colocar “o ser humano no centro”, o que também caracteriza a Educação Jesuíta. É inovador e se conecta com a percepção prática de que “educar significa guiar outros seres humanos, de modo que eles se tornem aqueles que eles devem ser. Não se pode fazer isso, portanto, sem saber o que é o ser humano” (Edith Stein).

Assim, EDUCAR É VIVER.

A escola católica educa antes de tudo, por meio do contexto de vida, pelo clima que os estudantes e professores criam entre si, no ambiente em que se desenvolvem as atividades de instrução e de aprendizagem. E conclui que “esse clima é imbuído pelos valores não só informados, mas vividos”.

Dom Leomar deixou para nossa reflexão uma frase de Dostoiévski: “A beleza salvará o mundo”. Que seja a beleza da vida e da nossa Missão Educativa a serviço da vida uma forma de ajudar a salvar o mundo.

Dário Schneider
Diretor Acadêmico