Um em cada três jovens disse já ter sido vítima de cyberbullying e que as redes sociais são os ambientes mais comuns para ocorrência dessa prática. Além disso, cerca de 36% dos adolescentes no Brasil relataram terem faltado às aulas após sofrerem bullying online de colegas. Os dados, que fazem parte de uma pesquisa realizada pelo UNICEF em junho de 2019 e contou com 170 mil participantes de 30 países, nos mostram uma realidade vivenciada por muitas crianças e adolescentes, que ficam expostas às redes.

Para tratar do assunto com pais do 5º ao 9º Ano, o doutor em psicologia e Diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet, Rodrigo Nejm, será o palestrante do encontro promovido pela Rede de Pais no dia 12 de agosto, às 19h, pelo Teams.

Segundo Nejm, a internet hoje é a maior praça pública do planeta e as crianças não poderiam ficar à deriva nesse espaço. “Acompanhar, estimular, mediar e inspirar usos positivos e saudáveis da Internet são novos desafios para as conversas familiares, desde o berço neste mundo cada vez mais digital”, aconselha.

O palestrante fala também sobre a importância da cidadania digital, reconhecendo que temos direitos e deveres também no mundo virtual, além da noção de cuidado e respeito aos outros. “Nas redes e nas telas, também precisamos cuidar das nossas emoções e respeitar os limites dos outros, seja qual for o formato do conteúdo, a relação entre as pessoas precisa ter empatia”, alerta.

Nejm é diretor de educação da SaferNet, uma entidade de referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na internet. Hoje a SaferNet possui diversas frentes: canal de denúncias de crimes contra direitos humanos na Internet (www.denuncie.org.br), canal de ajuda para orientar pais, educadores e adolescentes em tempo real quando sofrem ciberbullying, vazamento de fotos ou outro tipo de violência na rede (www.canaldeajuda.org.br) e diversas ações educativas para promover o uso consciente da Internet no Brasil (www.safernet.org.br).