Na última segunda-feira (25), o Colégio Anchieta recebeu a Profª. Dra. Rosângela Florczak, jornalista, Mestre e Doutora em Comunicação Organizacional, para a palestra “Os educadores e a cultura do cuidado – Reflexões para (sobre) viver 2022”.

“Nós queremos viver intensamente. Isso é jesuítico, isso é inaciano. Porque é a experiência que nos faz dar passos seguros”. Foi com estas palavras que o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, introduziu o tema e apresentou a convidada de honra da noite. Com a presença de diretores, colaboradores administrativos e acadêmicos, o encontro despertou reflexões sobre como os desafios de nosso tempo são refletidos nas redes sociais e na mídia, impactando também as práticas de ensino.

“Relações humanas vêm se ressignificando pelas tensões, pelo novo e pela necessidade de construir estratégias de sobrevivência sem referências anteriores”, explicou Rosângela, esclarecendo de onde partimos hoje, após grandes transformações deixadas não apenas pelo avanço da tecnologia e pelas formas de se relacionar, mas também pelas cicatrizes da pandemia de coronavírus. A escola está entre as organizações mais impactadas pela transformação generalizada, “por isso é preciso se reinventar e enfrentar muitas realidades novas e manter a vida pulsando ativamente a partir da aprendizagem”, completa a Doutora em Comunicação Organizacional.

Em um mundo digital, no qual todos se encontram inseridos pessoal e profissionalmente, é função dos colaboradores da instituição de ensino estarem atentos aos desafios do momento que impactam as práticas de ensino e que repercutem sem fronteiras no ambiente midiático. Afinal, o espaço do Colégio reflete as contradições fundamentais da sociedade, pedindo dissenso e vigilância por parte dos educadores.

Durante a conversa, Rosângela ainda apresentou aspectos relevantes para o cotidiano da educação dentro do contexto digital, como a transformação da cultura e do ambiente, as decisões compartilhadas, os novos comportamentos sociais e o uso das mídias como espaço de participação social.