Nesta semana, os educadores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio participaram de uma Jornada de Formação em parceria com a Fundação Fé e Alegria. Tendo em vista a relevância do tema da Campanha da Fraternidade 2023, que fala sobre “Fraternidade e Fome” e que tem como lema as palavras de Jesus aos seus discípulos “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14.16), o encontro foi dividido em cinco momentos e contou com a participação de convidados da Fundação.

A acolhida aos docentes foi realizada pelo coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral, Márcio Longhi, que reforçou a importância das estratégias formativas para o maior engajamento nos projetos e nas campanhas solidárias desenvolvidas ao longo do ano letivo no Anchieta. O tema da Campanha da Fraternidade também será trabalhado em todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, pelo componente curricular do Ensino Religioso e, em alguns Anos/Séries, poderá ser o tema gerador de projetos interdisciplinares.

Em seguida, o professor de sociologia Pablo Fernandes Costa fez uma apresentação sobre a realidade da fome no Brasil, que hoje atinge 33 milhões de cidadãos. Com referências teóricas e bibliográficas, levou informação e estímulo para que os educadores e as educadoras se atualizem sobre o assunto e consigam realizar debates verdadeiramente relevantes e transformadores dentro de sala de aula.

Por último, antes da abertura para questionamentos e reflexões, os colaboradores do Fé e Alegria realizaram o testemunho do trabalho desenvolvido pela Ação de Rua. Em 2022, a abordagem social, voltada aos indivíduos e famílias em situação de rua e crianças e adolescentes em trabalho juvenil, impactou cerca de 1.100 famílias/indivíduos, totalizando aproximadamente 11 mil ações ao longo do ano. “Primeiro nós precisamos saciar a fome para que depois elas possam participar das oficinas”, explicou o coordenador administrativo do Fé e Alegria de Porto Alegre, Márcio Bachi, ao falar sobre a dificuldade de manter crianças e adolescentes em ambiente escolar.

Segundo Susana da Silva Santos Mendes, assistente social do Serviço de Abordagem Social do Fé e Alegria, “a insegurança alimentar é identificada em 99,99% das situações [de abordagem social]”. Esse também é o maior empecilho para a permanência das crianças em ambiente de estudo, quebrando, por fim, o ciclo do trabalho na infância. “É um trabalho de insistência e de esperança porque, se a gente não acredita, a gente não trabalha”, relatou a coordenadora da Abordagem Social, Jaqueline Lopes da Silva Gravina.

A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Dando continuidade à missão da Companhia de Jesus, o Colégio Anchieta, com a participação ativa da comunidade anchietana, desenvolve projetos e arrecada doações para a Fundação Fé e Alegria, uma de suas instituições assistidas.