Hoje foi um dia cheio de expectativas e novas experiências para os alunos do 3º Ano. A tradicional eleição do representantes de turma ganhou uma novidade neste ano: a urna eletrônica. A atividade faz parte do Projeto Representantes de Turma, desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional, que contempla alunos do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I e tem como objetivo o desenvolvimento da cidadania.

Neste ano, todo o processo de votação foi acompanhado pelo TRE, que disponibilizou urnas eletrônicas e também servidores para auxiliar os alunos em suas funções como mesários e fiscais, mostrando como funciona na prática uma seção eleitoral.

O primeiro momento, no Auditório 1, foi marcado pela conversa da Orientadora Educacional do 3º Ano, Eliane Silveira, com os alunos, relembrando a importância da atividade. “Hoje é muito importante que vocês pensem nas qualidades dessa pessoa que vocês estão escolhendo para representá-los”, frisou. Na ocasião, dois servidores do TRE responderam aos questionamentos enviados pelas turmas envolvendo temáticas como o ano de surgimento das eleições, o que é a Justiça Eleitoral, como é feito o cadastro dos candidatos na urna eletrônica, entre outros.

A votação ocorreu no Auditório do Prédio B, onde foi montada a estrutura para os mesários fazerem a conferência do cartão de identificação dos alunos e, logo após, o encaminhamento para a cabine de votação. Após esse momento, os resultados já foram computados e divulgados na cerimônia de diplomação dos eleitos. Durante essa cerimônia, a Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, Débora do Carmo Vicente, entregou os certificados aos alunos eleitos. A Coordenadora de Unidade de Ensino, Tatiane Ayala, firmou um compromisso com os alunos e o TRE na ocasião. “Daqui a sete anos, o TRE irá voltar aqui para fazermos valer o nosso compromisso com o exercício da cidadania”, propôs ela, ao referir-se à idade dos alunos, que já poderão ter título de eleitor e participar das eleições.