Após um semestre de atividades, pesquisa, elaboração e confecção, os 40 estudantes da miniempresa FiCaí S.A/E divulgaram resultados e lições que vão muito além do empreendedorismo. Criada no início do ano, a miniempresa criou e comercializou um gancho portátil para mochilas e bolsas, feito em MDF, útil para manter pertences longe do chão com praticidade e higiene.
Com grande aceitação da comunidade escolar, a Ficaí superou a meta inicial. Com 799 unidades vendidas, a empresa atingiu uma valorização de 253,45% sobre o capital social investido. O valor final da ação chegou a R$ 70,69, resultado que garantiu à empresa o prêmio de Destaque Financeiro. Foram destinados ainda R$ 6.016,42 em doações, fruto do compromisso social dos estudantes e de acionistas que optaram por reverter parte dos lucros. Para Betina Siegmann, estudante e diretora de Recursos Humanos da miniempresa, “o projeto mostrou que empreender exige escuta, paciência, adaptação e coragem para errar, aprender e seguir em frente”. Além das habilidades gerenciais, os estudantes desenvolveram competências de trabalho em equipe, comunicação, planejamento, sustentabilidade e marketing digital. Para a presidente da empresa, Olivia Schmidt, a empatia foi um dos grandes aprendizados obtidos com a Ficaí: “aprendi a lidar com desafios de forma mais tranquila, respeitar as decisões do grupo e manter a calma nos momentos de tensão. Isso vou levar para toda a vida”, afirma a aluna da 2ª Série do Ensino Médio.
A marca FiCaí também ganhou visibilidade nas redes sociais com mais de 80 mil visualizações no Instagram, além do destaque em eventos como a Feira de Miniempresas, o Festival Interno da Canção e veículos da imprensa da capital e região metropolitana. Para a adviser de Recursos Humanos e presidente da Associação dos Antigos Alunos do Anchieta, Maria Inês Milanez Peña, ser voluntário é transformar vidas: “a dedicação e o comprometimento de vocês foram fundamentais para que o programa se tornasse realidade. Gostaria de agradecer imensamente pela participação de todos no Programa Miniempresa 2025.”
Solução criativa com propósito social
Por ser leve, resistente e sustentável, o qual oferece praticidade para ambientes escolares e outros espaços, representa o lema do grupo: transformar ideias simples em soluções úteis para o cotidiano, com empatia e responsabilidade.
Mesmo após o encerramento oficial das atividades, os integrantes da FiCaí seguem promovendo ações ligadas à sustentabilidade e divulgando a marca em iniciativas do colégio, mantendo vivo o espírito empreendedor que marcou a jornada da miniempresa.