A palestra “Educação, amor e esperança” ocorreu no dia 08 de março, pela plataforma Teams, e reuniu cerca de 240 colaboradores acadêmicos e administrativos. O encontro foi ministrado pelo Pe. Sérgio Mariucci SJ, que atuou durante oito anos no Colégio Anchieta e, atualmente, é Diretor da Unidade de Graduação da Unisinos.

Em um primeiro momento, os convidados foram recepcionados com uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, seguida de uma bênção. No encontro, o Jesuíta resgatou a importância da amorosidade nas relações, principalmente entre educador-estudante, destacando que o vínculo é o desdobramento da fé e o potencializador da gestão. “A força do professor e da Educação é tremendamente forte no currículo, mas ele não é transmitido por um robô ou por uma inteligência artificial, é o professor inteiro que sabe acolher o aluno”, afirmou Mariucci.

Além disso, houve reflexões sobre a pandemia e sobre a empatia, fazendo referência ao uso da “máscara como sinônimo de amor”. Foram destacados outros pontos, como a Pedagogia Inaciana – segundo a qual a escola é lugar de testemunho do que é ensinado – e o Pacto Educativo Global, iniciativa do Papa Francisco, que visa a promover uma mobilização global, com foco em educação de qualidade com a participação de todos.

No fim da palestra, o Pe. Sérgio prestou solidariedade pelas famílias afetadas pela pandemia, oferecendo um momento de respeito e de silêncio pelas vítimas e expressando gratidão pelos profissionais de Saúde. Ainda desejou coragem e esperança, afirmando a qualidade dos colaboradores do Colégio e a trajetória dos 131 anos do Anchieta.

O assunto da palestra faz parte dos estudos do trimestre, destinado para educadores da Instituição. O próximo tema abordará as faixas etárias e o comportamento dos estudantes sob o olhar da Educação.