Na quinta-feira, dia 09, um encontro virtual sobre comunicação intercultural reuniu estudantes de cinco escolas jesuítas pelo mundo. Chamado Connected Classroom, o evento foi promovido pelo Educate Magis e, pela primeira vez, colocou lado a lado educadores e estudantes para debater e para trocar experiências.

Participaram cerca de quatro a cinco estudantes por unidade e, no Brasil, o Colégio Anchieta foi a única instituição com representantes. Também estiveram presentes alunas e alunos do Instituto Tampico e do Instituto Oriente, no México, do Istituto Massimo, na Itália e do Colegio San Ignácio, no Chile.

“Nesse encontro, os alunos tiveram oportunidade de fazer uma troca cultural e de descobrir que, apesar de estarem tão longe fisicamente uns dos outros, eles têm muitas ideias e valores em comum”, conta a professora de inglês Juliana Castiglia Brundo, que participou como educadora e mediadora de uma break out room.

A experiência oportunizada pelo Educate Magis teve como facilitadores Jesús Avila e Pedro Risaffi. Já nas breakout rooms, salas virtuais para interação, cada educador ficou responsável por conduzir individualmente um grupo de estudantes que reuniu um jovem por país. Durante estes momentos, eles puderem se conhecer e conversar por 45 minutos.

Durante a vivência, os estudantes compartilharam os aspectos de suas identidades que contribuíram para transformá-los em quem eles são hoje. “A conversa foi muito rica, e o que chamou a atenção de todos os componentes da nossa sala foi a similaridade do modo como todos pensavam e quão parecidos eram”, completa Juliana.

Quatro alunas do Ensino Médio do Colégio Anchieta foram convidadas para participar da atividade. O feedback delas foi semelhante ao dos outros estudantes, fortemente positivo: “It was amazing getting to know different people. Thank you for the invite and trust, teacher!”(“Foi incrível conhecer pessoas diferentes. Obrigado pelo convite e confiança, professora!”), disse Clara Borba, estudante da 3ª série, resumindo a boa experiência dos grupos que participaram da primeira edição do Connected Classroom.

O novo espaço de acolhida proporcionou aos estudantes trocas de experiências que contribuíram ainda mais para a sua formação integral. Este é o caminho que as obras e as missões coordenadas pela Companhia de Jesus buscam para formar jovens mais conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.