Após consolidar os dados da pesquisa de clima realizada em junho com pais, alunos a partir do 7º Ano do Ensino Fundamental II, professores e colaboradores administrativos, a Equipe de Melhoria do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), da FLACSI, apresenta à comunidade os resultados obtidos e as ações de gestão programadas para 2020.

Em relação ao grau de satisfação geral com o Colégio, o percentual dos pais alcançou 78%, já o dos alunos ficou em 73%. No que diz respeito ao Projeto Pedagógico, mais especificamente à qualidade do acompanhamento oferecido pela instituição, o índice chegou a 87% na visão dos pais e 72%, na dos alunos. A qualidade do ensino alcançou 80% para os dois públicos, assim como a questão do alinhamento e articulação entre os professores, com o mesmo percentual. Sobre a preparação proporcionada pelo Colégio para a vida fora do ambiente escolar, a satisfação foi de 51%.

A questão da infraestrutura e da organização dos espaços em geral obteve um índice de 94%. No que diz respeito ao compromisso, precisamente sobre a valorização dos professores por parte do Colégio, o percentual ficou em 70% de satisfação. Já no quesito recebimento sistemático de capacitação e apoio para orientação da aprendizagem, o resultado é de 63%. Em relação à existência de confiança e respeito mútuo entre estudantes e professores, esse índice eleva-se a 94%, já entre estudantes e funcionários o resultado é de 81%. Para 73% dos pais, os professores entendem as opiniões e demandas das famílias, referentes a êxitos e dificuldades de aprendizagem dos filhos.

No que tange à participação dos estudantes, e especificamente aos espaços de participação, a satisfação é de 73%. Sobre a facilidade para participar dos espaços disponíveis, esse índice cai para 66%. Sobre espaços e canais para ouvir os estudantes, o percentual de satisfação é de 47%, já a capacidade de comunicação com eles alcança 49%. A percepção relativa às práticas de resolução de conflitos ficou assim dividida: existem práticas/estratégias claras e são pouco efetivas (58%), existem práticas claras e são efetivas (31%) e não existem práticas/estratégias claras para a resolução de conflitos (11%).

Sobre relações internas, para 46% dos funcionários existe um processo de gestão igualitário em relação aos diferentes públicos internos  e para 79%, o clima interno no colégio é de respeito mútuo. Em relação ao orgulho de fazer parte do Colégio, 99% dos professores sentem-se orgulhosos; esse percentual chega a 97% dos funcionários na mesma questão.

Além das questões objetivas, os públicos também tiveram a oportunidade de registrar opiniões, críticas ou sugestões na pesquisa. Os temas que foram recorrentes nos dados qualitativos dizem respeito às áreas de Convivência, Ensino e Recursos Humanos.

Workshop: grupos destacam projetos prioritários para os próximos anos

No mês de setembro, o Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos (IPM-Unisinos), responsável pela condução de todo o trabalho de construção e aplicação da pesquisa, promoveu um workshop com representantes de alunos, pais, professores e funcionários. No evento, a pesquisa foi apresentada pelo coordenador do IPM, professor Guilherme Trez, que ainda propôs uma discussão entre grupos para destacar projetos prioritários para os próximos anos do Colégio Anchieta.

Os principais temas abordados pelos grupos foram a comunicação interna e externa, maior carga horária no ensino de Língua Inglesa, cobrança em relação ao uso do uniforme, resolução de conflitos, reforçando pontos que também foram muito destacados nos dados qualitativos.

Próximos passos: ações de gestão para 2020

Diante dos resultados obtidos, tanto quantitativos quanto qualitativos, e das discussões em grupos, ficou evidente a importância de um trabalho integrado em diversas frentes para solucionar as demandas ressaltadas pelos públicos participantes.

Assim, a Equipe de Melhoria optou por um projeto sistêmico de Comunicação, que deverá prever a implementação de políticas para toda a instituição e a criação de Grupos de Trabalho nas áreas de Convivência, Ensino e Recursos Humanos.