No dia 08 de dezembro, a Escola de Artes do Colégio Anchieta reuniu 80 estudantes no palco do Teatro Unisinos para o espetáculo O Retorno do Rei, inspirado na história do filme da Disney e do musical Rei Leão. Ao todo, 12 coreografias de ballet e jazz e 14 cenas de teatro contaram a emocionante história do pequeno leão Simba, filho do falecido Mufasa, que precisa fugir após a morte do pai e, anos depois, retorna como adulto para recuperar sua terra, usurpada por seu tio Scar.
Sob a direção do Supervisor da Escola de Artes, Alysson Kestering, a narrativa foi cuidadosamente construída, intercalando interpretações cênicas e danças, resultado de um trabalho coletivo belo e poderoso, que envolveu a colaboração de mais de 10 professores e colaboradores administrativos. “O espetáculo também passou pelo acompanhamento pedagógico, integrado ao projeto educativo do Colégio Anchieta, como uma proposta de formação complementar para nossos estudantes”, explica a Orientadora Pedagógica Tatiana Terragno.
O processo coreográfico da peça, protagonizada por alunas com idades entre 7 e 13 anos, matriculadas nas disciplinas especializadas de teatro, jazz, ballet e dança, foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2024. As movimentações foram elaboradas a partir dos aprendizados adquiridos nas aulas, com base no repertório já dominado pelas alunas e com a introdução de novos desafios propostos pelas professoras.
Segundo a professora de teatro Franchesca Coppola, “a equipe organizadora do espetáculo buscou promover a fusão de diferentes formas de arte, não apenas expondo a dança e o teatro, mas também explorando outras linguagens artísticas.” A composição de dublagens, trilha sonora, projeções, cenário e a confecção de máscaras teatrais, realizadas por alunos da disciplina eletiva de Arte do Ensino Médio, foram elementos essenciais para o enriquecimento da produção. O processo criativo envolveu uma colaboração interdisciplinar, onde cada componente artístico foi cuidadosamente planejado e integrado, criando uma experiência visual e sensorial única para o público.
O evento foi um grande sucesso, com duas sessões lotadas de famílias e convidados, que prestigiaram e se emocionaram com a apresentação de final de ano da Escola de Artes, refletindo o compromisso da instituição com a formação artística de seus estudantes.
Ficha técnica:
Coordenação de Artes, Esportes e Tecnologias: Márcia Machado.
Direção da peça: Alyson Kesterin.
Orientação pedagógica: Tatiana Terragno.
Professora de teatro e roteirista: Franchesca Coppola.
Professora de jazz e coreógrafa: Marcela dos Santos Delabary.
Professora de jazz e coreógrafa: Isabel Giovannini Komeroski.
Professora de ballet e coreógrafa: Giulia Milanez Pena Schiavi.
Professora de dança: Cecília Rodriguez Diez.
Professora assistente: Mariana de Brito Prates.
Produção de figurinos: Carolina Moraes Hauqui.
Produção de máscaras: prof. Filipe Silva Carvalho.
Auxiliar da Escola de Artes: Vívian da Silva Azevedo.
Objeto cênico “gnus”: Thales Wüst.
Secretaria: Laura Marchado, Eduarda Schmidt e Jonathan dos Santos.