Entre os assuntos aprendidos está o que significa ser representante de turma

No dia 19 de maio de 2022, em parceria com Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o Colégio Anchieta promoverá a Eleição de Representante de Turma de 2022 para os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental II. Neste dia, as nove turmas, dos turnos da manhã e da tarde, usarão a urna eletrônica, com assessoria do TRE-RS, para elegerem um representante feminino e um masculino por turma. Em decorrência da pandemia, a atividade volta a ocorrer agora, após dois anos de pausa.

Neste dia, os estudantes terão um momento de conversa com o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), seguido da votação e da diplomação dos candidatos eleitos, com participação do TRE, da Direção e da Coordenação de Ensino.

A eleição integra uma série de atividades – voltadas aos alunos de 08 e 09 anos – que trabalha no protagonismo dos estudantes e no desenvolvimento da cidadania, sensibilizando-os para a consciência coletiva e para as necessidades do grupo.

Entre os assuntos abordados nas aulas que antecedem a eleição, estão o significado de escolher, o significado de ser representante de turma, quais qualidades ele(a) deve ter e quais as suas funções. Além disso, os estudantes passam a conhecer a história da urna eletrônica e a principal característica do voto: ser secreto.