O Prof. Dr. Gustavo Fischer ministrou a Aula Magna sobre Inteligência Artificial

No final da tarde da última quarta-feira (28), os estudantes do ensino médio do Colégio Anchieta foram até o Teatro Unisinos, localizado no Campus Porto Alegre, assistir a Aula Magna “Imagem e Imaginação da Inteligência, é Possível Recriar o Mundo?” com o Prof. Dr. Gustavo Fischer. O professor conversou com os estudantes pouco mais de uma hora, refletindo sobre o novo momento que o mundo está vivendo com o avanço da Inteligência Artificial (AI) em diversos segmentos da sociedade. Fischer também fez questão de salientar o quanto a AI tem gerado perspectivas diferentes, ressaltando a importância da criatividade com ética. “Os meios sempre tentaram e vão continuar tentando imitar o comportamento humano, a AI precisa ser ensinada pelo humano tal qual uma criança, porque ela se abastece de informações que nós colocamos ali”, afirmou o professor.

A Aula Magana teve como propósito aproximar os estudantes do Ensino Médio de algumas práticas mais comuns no ambiente universitário. “A Aula Magna tem um caráter de integração e acolhida, e, ao mesmo tempo, um cunho formativo mais amplo, propiciando a discussão de questões mais amplas vinculadas à época contemporânea e de interesse de todos os estudantes. No nosso caso, o interessante é que estamos propiciando uma parceria que já aproxima os alunos da Universidade e essa proposta é bastante inovadora nessa perspectiva”, explica a professora Maria Isabel Xavier, Orientadora Pedagógica do Ensino Médio.

No final da palestra, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre as eletivas Itinerário Unisinos Ensino Médio 2024/1. A proposta é referente ao Novo Ensino Médio, onde os alunos(as) podem escolher parte das matérias que irão cursar.