Na noite de segunda-feira, 02 de outubro, um grupo de 64 estudantes do Ensino Médio dos colégios Anchieta (RS), Anchieta (RJ), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Santo Inácio (CE), Medianeira (PR), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), São Francisco Xavier (SP), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), da ETE FMC (MG) e da Escola Santo Afonso Rodriguez – Esar (PI) chegaram à Vila Oliva, em Caxias do Sul (RS), para dez dias de muitas reflexões, orações e espiritualidade no 6º Encontro de Formação Integral (EFI). Antes, as delegações encontraram-se no Colégio Anchieta para um almoço celebrativo, seguido da apresentação do Show Musical Anchieta e da Missa de Envio.

Acompanhados de uma equipe formada por 16 assessores e nove monitores ex-alunos, o grupo participará, até o dia 11 de outubro, de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa da caminhada do fundador da Companhia de Jesus em regiões como Loyola, Pamplona e Manresa (Espanha).

O EFI é inspirado no curso colombiano “Taller Arrupe”, uma experiência promovida pela Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e motivada na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana para o fortalecimento do conhecimento pessoal, da espiritualidade, do trabalho colaborativo, do discernimento, da liderança e do compromisso com quem mais precisa, a partir de atividades teóricas – estágios pastorais e regionais para estudantes de 16 a 18 anos.

O principal objetivo do EFI da Rede Jesuíta de Educação (RJE) é colaborar com a formação integral dos estudantes, fortalecendo as dimensões afetivo-emocional, espiritual-religiosa, ética, comunicativa e sociopolítica através de uma experiência profunda de Deus, iluminada pelo modo de proceder Inaciano. As duas primeiras edições aconteceram em 2016 e 2017, na Vila Fátima, em Belo Horizonte (MG). Nos anos de 2018 e 2019, o Encontro foi realizado na Casa de Retiros São José, em Mar Grande (BA). Em função da pandemia, a atividade foi retomada somente em 2022, na Vila Oliva, em Caxias do Sul (RS).

Fonte: Rede Jesuíta de Educação