Estudantes do 4º Ano participaram da campanha global La Silla Roja, conhecida por aqui como A Cadeira Vermelha. O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos um reflexão sobre as mudanças necessárias para uma educação de qualidade, além de debater sobre temáticas de inclusão, solidariedade, empatia e responsabilidade.  A campanha é promovida desde 2012 pelo Educate Magis (comunidade online que integra educadores das escolas da Companhia de Jesus no mundo) e outras instituições dos jesuítas, que defendem o acesso à educação como um direito humano fundamental e um caminho para que as pessoas consigam sair da pobreza com dignidade.

A atividade celebra o Dia Internacional dos Direitos da infância, comemorado no dia 20 de novembro. “Os representantes de turma levam para a sala de aula os Diretos das Crianças e proporcionam reflexões sobre o tema. Eles compartilham seus conhecimentos, conhecem a plataforma Educate Magis e participam do projeto por meio de um encontro entre turmas”, explica a Orientadora Educacional Marcia Schivitz.

Para entender melhor o La Silla Roja, os estudantes se reuniram no auditório central para assistir a vídeos produzidos por escolas jesuítas de outros países. Na sequência foram conduzidos para as salas de aula para realizar a pintura das cadeiras que representam as crianças que ainda sofrem por não terem acesso ao direito de aprender. O projeto da área socioemocional possibilitada a sensibilização para as diferentes realidades vividas pelas crianças do mundo e envolve os estudantes, a escola e as suas famílias. A aluna do 4º Ano Lauren falou sobre este aprendizado: “após termos estudado sobre o Projeto da Cadeira Vermelha em sala de aula, eu compartilhei em casa com os meus pais e discutimos a importância da escola, pois aprendemos que não são todas as crianças que têm esse direito garantido”, recordou.

Este ano os alunos estão preparando apresentações que serão gravadas em vídeo e enviadas para a Gesu School, instituição jesuíta localizada na Philadelphia, Estados Unidos. “O objetivo de realizarmos a divulgação do Projeto é dar continuidade a um intercâmbio cultural entre colégios jesuítas de Língua Inglesa da Rede Jesuíta de Educação”, finalizou Schivitz.