Estudantes treinam para a Liga Intercolegial de E-sports no Laboratório de Robótica

Neste ano, os estudantes da trilha Matemática Conectada da 2ª Série do Novo Ensino Médio têm encarado um novo desafio: a Liga Intercolegial de E-sports. O evento, que está em sua segunda edição, é promovido pelo portal de notícias Gameficado com o objetivo de introduzir estudantes, seus responsáveis e educadores no mercado de jogos eletrônicos por meio de um evento competitivo com viés educacional. Além do Colégio Anchieta, participam outras 11 instituições da rede de educação básica de Porto Alegre.

A equipe anchietana, que disputa na modalidade do League of Legends, é composta por 10 estudantes, cinco na equipe principal e cinco na segunda. Também conhecido como LoL, o League of Legends é um jogo de estratégia em tempo real em que cada jogador controla um personagem único com habilidades especiais e trabalha em conjunto com os outros jogadores da equipe para destruir a base inimiga. Os treinos da equipe acontecem semanalmente no Laboratório de Robótica, sempre com orientação do professor especializado.

Segundo o professor Bruno Grilo Honorio, que treina a equipe e ministra a trilha da Matemática Conectada, “a preparação para a competição exige uma análise gráfica pesada e um estudo aprofundado do funcionamento de itens e suas interações dentro do jogo”. Além disso, “comunicação e trabalho em equipe são alguns dos pontos que mais estão sendo desenvolvidos” reforça, também mencionando que a socialização promovida pelos encontros de treinamentos tem gerado mudanças positivas na vida pessoal e acadêmica dos atletas gamers.

A fase de grupos da competição, realizada durante o mês de setembro, será no formato online. Já em outubro, a fase final ocorrerá no formato presencial na arena do Lindoia Shopping, em Porto Alegre.

Trilha da 2ª Série: Matemática Conectada

Teoria de jogos, modelagem matemática, modelagem 3D, probabilidade aplicada, resolução de problemas e otimização de processos são os principais assuntos abordados na trilha Matemática Conectada. Para atrelar e tornar visível a relação entre os jogos e a matemática, a trilha mostra que toda a probabilidade, construção e mecânica de jogos digitais e de tabuleiro partem de análises matemáticas simples e complexas. Clique aqui para saber mais sobre o Novo Ensino Médio.