Na última segunda-feira (10), aconteceu a abertura da exposição “Imagens para educar”, promovida pelo Museu da UFRGS em parceria com o Museu Anchieta de Ciência Naturais e o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio/FABICO. A exibição reúne parte de uma coleção de 278 quadros parietais e caixas tridimensionais do Colégio Anchieta, peças que compunham originalmente os museus escolares produzidos na Europa e no Brasil.

A mostra foi inspirada na dissertação de mestrado “L’enseignement par les Yeux”: uma coleção de quadros parietais no Museu Anchieta de Ciências Naturais, defendida no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS pela Me. Alana Cioato com orientação da Dra. Zita Possamai, que também são curadoras da exposição junto com a equipe do Museu da UFRGS e a bacharela em museologia Gabriela Leindecker.

O evento de abertura contou com a presença das curadoras da mostra, Alana Cioato, Zita Possamai e Gabriela Leindecker, da Coordenadora do Museu Anchieta, Tatiane Waldow, colaboradores do Colégio, representantes do Museu UFRGS e visitantes.

A exposição “Imagens para educar” ficará aberta para visitação gratuita até março de 2024. Interessados podem conferir a mostra no Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Farroupilha, Porto Alegre – RS), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.