No corredor, uma fila organizada espera ansiosamente para votar. Na salinha de votação, os mesários confirmam os nomes dos eleitores e distribuem a cédula. A um canto fica a cabine de votação. Essa poderia ser a cena de uma eleição para prefeito, governador ou presidente, mas é um exercício de cidadania proposto aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I em um projeto que acontece há mais de uma década no Colégio Anchieta e que abrange alunos dos demais Anos/Séries.

A Orientadora Educacional do 3º Ano, Eliane Silveira, conta que o diferencial da atividade, neste ano, foi a organização das plataformas de trabalho dos candidatos a representantes de turma, que ficaram expostas em um dos corredores do Prédio B para que todos pudessem avaliar as propostas. “Cada candidato organizou com a sua família, em casa, um cartaz contendo suas propostas. Trabalhamos muito com eles em sala de aula a importância das eleições, de saber escolher e procurar sempre o melhor dos candidatos”, explica.

Os novos representantes terão reuniões uma vez por mês para planejar e implementar as ações durante o ano, um exercício, que segundo Eliane, deve trazer dimensão do que faz um representante e sua importância na sociedade, nesse caso, na turma. “É uma primeira caminhada deles nessa representatividade e percebemos como se mobilizaram para representar seus colegas”, garante.