Família Anchietana Solidária: comunidade visita dez instituições sociais
A solidariedade é uma tradição enraizada no Colégio Anchieta, refletindo a missão de serviço e compaixão que caracteriza a instituição. Um dos projetos mais significativos é o Família Anchietana Solidária (FAS), que realizou mais uma edição no último final de semana, dia 14 de setembro. Neste ano, em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM), Espaço Magis Anchieta, Associação dos Antigos Alunos (4A) e Grupo de Escoteiros Manoel da Nóbrega, o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre colaboradores administrativos, acadêmicos, pais, estudantes, antigos alunos e escoteiros.
A crise climática vivida no Rio Grande do Sul, assim como a acolhida dos desabrigados no Morro do Sabiá, foi o tema central desta edição do FAS. “O projeto se propõe a ser um ponto de encontro entre diferentes realidades, inspirando ações solidárias junto aos mais necessitados, mas também constituindo um importante momento formativo para os estudantes e para toda a comunidade educativa”, explica o Coordenador de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral, Marcio Longhi. Nesta edição, foram visitadas as instituições Negrinho do Pastoreio (Ed. Infantil), Abrigo JP II (EI e SASI), Centro Social São Francisco de Assis, Amparo Santa Cruz (EI e SASI), OSICOM, Lar Esperança, João Paulo II (creche), Santa Luiza, Fé e Alegria e Amparo Santa Cruz / Lar de São Francisco (idosos).
O encontro inicial, realizado na Igreja da Ressurreição, é sempre um momento de grande importância, preparando espiritualmente os voluntários para suas atividades. Após receber a benção do envio pelo Pe. Guido Valli, o grupo foi incentivado pelos catequistas em um clima de descontração e alegria. Música, dança e bom humor criaram a atmosfera necessária para que a manhã de solidariedade fosse verdadeiramente transformadora.
Em seguida, cada grupo se dirigiu para suas respectivas atividades em dez das catorze instituições parceiras do Colégio Anchieta, no âmbito dos projetos de apadrinhamento e voluntariado. Lá, compartilharam refeições e participaram de brincadeiras e dinâmicas que envolveram tanto crianças quanto adultos da comunidade anchietana e das instituições sociais visitadas. Embora o projeto não seja novidade para a maioria dos voluntários, isso demonstra o engajamento da comunidade escolar e das famílias na formação integral dos estudantes. Para Débora Muletaler, Presidente da APM, o projeto “contribui para o nosso crescimento espiritual e solidário, valorizando o preceito cristão inaciano de em tudo amar e servir”.
Simultaneamente às visitas, ocorreu também a Live Solidária, uma transmissão ao vivo realizada diretamente das diferentes instituições apadrinhadas e visitadas pelos nossos estudantes e pela comunidade ao longo da manhã de sábado letivo. A live promoveu a interação entre as instituições assistidas, os estudantes e as famílias que não puderam estar presentes fisicamente no evento.
Diferentemente das edições anteriores, este ano não houve a campanha de arrecadação de cestas básicas para as instituições. O foco foi antecipar a dimensão solidária da Semana Anchietana, que está programada para o mês de outubro. “Nossas turmas serão mobilizadas para doar tampinhas, kits de materiais escolares, livros paradidáticos e jogos pedagógicos. Além disso, a comunidade anchietana está convidada a participar do gesto solidário de doação de sangue”, finaliza Longhi.
Através de gestos de carinho e dedicação, os participantes cumpriram o chamado a servir com generosidade e amor. A receptividade da comunidade anchietana ao projeto e a acolhida nas instituições visitadas são motivo de alegria para o Colégio Anchieta e indicam uma continuidade formativa voltada ao desenvolvimento de uma maior consciência social. A instituição agradece todos que contribuíram para este momento de verdadeira fraternidade e serviço.