Paulo Moregola, Coordenador de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil, falou sobre sua trajetória na Companhia de Jesus

Ocorreu na noite da última segunda-feira (04) o encontro que marca a abertura do Ano Pastoral 2024 no Colégio Anchieta. Reunidos no prédio G, representantes da Direção, Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP), Espaço Magis, Grupo de Amigos (GA), Associação de Pais e Mestres (APM), Escoteiros e da Associação dos Antigos Alunos do Anchieta (4A), ouviram atentamente a fala do convidado Paulo Moregola, Coordenador de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil.

Antes, na abertura do encontro, o professor jesuíta Higor Lima pediu que o público presente fechasse os olhos e fizesse uma reflexão sobre o início de ano acadêmico e do trabalho na Companhia de Jesus.

Na sequência, o Diretor Geral do Colégio Anchieta, Pe. Jorge Knapp, SJ, enfatizou a importância desse encontro ter representantes de diversos segmentos. “Todos nós trabalhamos em diversas frentes, mas é importante nos reunirmos para trabalhar em conjunto porque é isso que nos diferencia de outros colégios, somos católicos, jesuítas, temos a igreja, rezamos, oramos, agradecemos e pedimos juntos”, afirmou Knapp.

Seguindo o roteiro do encontro, foi a vez do convidado iniciar sua apresentação. Moregola trouxe um pouco da sua vivência de 34 anos na Companhia de Jesus, falou sobre algumas experiências e fez questão de ressaltar os compromissos da Ordem dos Jesuítas. “Como Companhia, a gente tem o dever de pensar no próximo, de acreditar na justiça social, não é só porque o Papa é jesuíta, mas a igreja há muito tempo se posiciona ao lado dos pobres”, refletiu o Coordenador de Comunicação.

O professor Márcio Longhi, Coordenador do SOREP, fez uma breve avaliação do encontro: “o evento da Abertura do Ano Pastoral teve como objetivo reunir lideranças dos diferentes grupos que compõem a comunidade educativa. Essa celebração e confraternização fortaleceram os laços da nossa rede e reafirmaram nossa missão enquanto corpo apostólico da Companhia de Jesus que constituímos também enquanto Colégio Anchieta. Sob o mote da espiritualidade e da solidariedade, foram apresentadas uma série de ações que provocam toda a nossa comunidade a ser mais para e com os demais”, avaliou Longhi.

Moregola finalizou a noite lembrando que precisamos entender que a Companhia de Jesus nos coloca para servir o mundo de hoje, não o mundo idealizado por nós.