O ano de 2020 previa muitas atividades comemorativas aos 130 anos do Colégio Anchieta. Uma das ideias previstas ainda para dezembro seria o FICA dos antigos alunos. O Festival Interno da Canção Anchietana pretendia ser um projeto artístico-cultural, reunindo antigos alunos que participaram em suas diferentes edições. Com a pandemia da COVID-19, decidiu-se pela transferência do evento presencial para 2021.

Diante de tantas adaptações vivenciadas nesse período de distanciamento social, o grupo de trabalho dos antigos alunos também decidiu reinventar o FICA e lançou, no dia 8 de dezembro, o primeiro de uma série de três episódios sobre a história desse evento que marcou muitas gerações de anchietanos. O engajamento da comunidade anchietana e a quantidade de depoimentos e arquivos recebidos renderam além da ideia inicial, que seria uma única live.

Sob a direção e execução do antigo aluno Edson Erdmann, o projeto reuniu antigos alunos de diferentes épocas no planejamento desse resgate das memórias anchietanas. Este projeto, de caráter voluntário, é uma realização da 4A, com o apoio do canal do YouTube Histórias Incríveis Entretenimento e do Colégio Anchieta. “Foi um presente para o Colégio Anchieta ter feito isso e investido nesse projeto. Fui aluno, participei do Show Musical e mesmo longe, pois hoje moro no Rio de Janeiro, continuo presente”, destaca Erdmann.

O segundo episódio vai ao ar hoje, às 20h. Assista no canal do YouTube do Colégio Anchieta, neste link.

Episódio disponível às 20h, hoje

Episódio do dia 8 de dezembro