A formação continuada desempenha um papel essencial na educação oferecida pela tradição jesuíta. Não se trata apenas de aprimorar habilidades acadêmicas, mas também de cultivar uma consciência ética, social e espiritual que capacite os estudantes a se tornarem agentes de mudança positiva em suas comunidades. Para alcançar esse objetivo, é fundamental capacitar os educadores em novos horizontes teórico-práticos e na compreensão profunda da proposta pedagógica jesuíta.

Nesse sentido, convidamos todos os docentes e funcionários do Colégio Anchieta a explorarem os materiais produzidos pela Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) em preparação para o II Congresso da RJE. Estes recursos serão continuamente atualizados até o mês de agosto, quando ocorrerá o evento. Educadores também poderão conferir esses e outros conteúdos no site do Educate Magis, no espaço voltado especificamente às discussões sobre a inovação pedagógica da RJE. Clique aqui para acessar.

A participação ativa neste processo de aprendizado contínuo não apenas enriquecerá nossas práticas educacionais, mas também fortalecerá nosso compromisso com a missão jesuíta de formar líderes conscientes e comprometidos com a justiça social. Vamos juntos buscar novos conhecimentos e inspirações para transformar ainda mais a vida de nossos alunos e comunidades.

O diretor da Rede, professor Fernando Guidini, comenta sobre as expectativas do evento, e a assessora pedagógica Ana Maria Loureira explica o tema da edição deste ano, “Tradição em inovar”.

Resultado de um ano de discussões do GT Inovação Pedagógica, o documento “Inovação Pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica” tem como objetivo auxiliar na discussão e de conceituar o que significa inovação pedagógica no contexto da RJE, no Brasil, ou no contexto da educação da Companhia de Jesus no mundo. Clique aqui para ler.

O tema será aprofundado durante o II Congresso da RJE, no mês de agosto. No vídeo, o secretário executivo da Rede, Pedro Risaffi, convida os educadores a lerem o documento e a participarem das reflexões na plataforma Educate Magis: https://www.educatemagis.org/congreso-rje-2024/.

O Ir. Jorge de Paula, SJ, assessor pedagógico do @colegiosanfra, de São Paulo (SP), Alexandre Marins, diretor acadêmico do @colegioanchietanf, de Nova Friburgo (RJ), Beatriz Gallian, diretora acadêmica do @colegio_saoluis, de São Paulo (SP), e Vinicius Soares Pinto, coordenador de Mídiaeducação do @colegiomedianeiractba, de Curitiba (PR), falam sobre inovação, tecnologia e como elas contribuem para a educação.

Constituída em 2014, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) reúne as 17 Unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, estando presente em 13 cidades de nove estados do país. A diretora-geral do Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac), no Rio de Janeiro (RJ), Ana Tobias, comenta, no vídeo, a importância do trabalho em Rede na perspectiva de uma formação integral.