Professores Benhur e Jovani durante a aula sobre a Liga da Canela Preta

Nas aulas de Educação Física é natural que o futebol seja um dos esportes mais populares entre os estudantes. Fato é que em 2022, o assunto tornou-se ainda mais especial em razão da Copa do Mundo do Qatar, que aconteceu entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Foi aproveitando essa pauta que os professores Benhur Eidelwein, de Educação Física para o Ensino Fundamental I, e Jovani Scherer, de história para Fundamental II, se reuniram para uma aula especial.

A partir da contação da história da Liga da Canela Preta, nome popular da Liga Nacional de Futebol Porto-Alegrense, formada unicamente por homens negros no início do século XX na capital gaúcha, os estudantes do 3º Ano refletiram e aprenderam sobre futebol, consciência negra e a própria história de Porto Alegre. A Liga foi uma tentativa de buscar um meio dessas populações se associarem a buscarem lazer de um esporte que era uma grande novidade para o momento. “Esse tipo de assunto, para alunos do Ensino Fundamental I, até mesmo para os primeiros anos do Ensino Fundamental II, são aqueles assuntos que nós dizemos que são assuntos sensíveis”, explica o professor Jovani. Sendo assim, em vez de reforçar os estigmas da população afro-brasileira, a abordagem escolhida para a aula reúne os aspectos positivos das imagens que contextualizam a aula, promovendo a construção de uma maneira diferente de projetar o passado no presente.

O futebol é a base para aprendizados no 3º Ano

O modelo de aula não é isolado, ele faz parte de um projeto que trabalha o futebol em diferentes possibilidades, conversando com outras disciplinas. O professor Benhur explica que “a ideia de poder trabalhar dentro da educação física com diferentes formas de abordagens de conteúdos, dentro dos esportes, é uma vantagem, um recurso, que a aula proporciona. Poder falar, por exemplo, de futebol, e usar o futebol para poder trazer outras pautas é muito bom, visto que o futebol é o esporte mais assistido no planeta e o esporte mais praticado no mundo”.

A partir da contação da história da Liga da Canela Preta, os estudantes conheceram soluções criativas para os problemas da época. O professor Jovani explica que o conteúdo foi exposto para explicar a história “de uma maneira que eles construam uma imagem positiva na qual eles possam se inspirar e buscar narrativas que sejam, também, universais”. Isto é, aprenderam que para além do racismo e dificuldades enfrentadas pelo povo afro-brasileiro na

Grenal do 3º Ano, realizado em abril de 2022

no século XX, a população afro-brasileira já era protagonista de sua história e via no futebol gaúcho uma forma de alcançar a promoção social.

Outra atividade que encanta os estudantes e vem fazendo sucesso nos últimos anos é o Grenal do 3º Ano, executado dentro da disciplina de Educação Física. Com a aula expositiva os estudantes aprendem sobre a história do Grêmio e do Inter, assim como a importância de uma torcida que valoriza a cultura da paz. Já na Já na aula prática, as turmas disputam partidas de futebol com direito à torcida mista, vivendo a empolgação da disputa e colocando em prática o respeito aos adversários.

A plataforma EducateMagis na aplicação da aula

Intitulado “O Negro e o Futebol”, o projeto da aula dos professores Benhur Eidelwein e Jovani Scherer pode ser encontrado na plataforma do Educate Magis, uma comunidade online que conecta educadores da Rede Global Escolas Jesuíta. Desta forma, juntos, educadores leigos e jesuítas colaboram solidariamente como uma comunidade global, assim respondendo ao chamado da Companhia de Jesus para se tornar um “corpo universal com uma missão universal”. Clique aqui para conhecer.