É o segundo ano que o Auditório do Prédio B fica todo colorido. Vestindo as cores vermelha e azul, os alunos do 3º Ano participaram de uma aula sobre aspectos históricos do clássico gaúcho, retratando a própria história de Porto Alegre, que completa 246 anos nessa segunda-feira, dia 26.

O professor de Educação Física, Benhur Eidelwein, apresentou aos alunos alguns fatos sobre os times Grêmio e Internacional, além da cultura e costumes de outras épocas, relacionando à realidade de hoje as vestimentas da torcida, os uniformes dos jogadores e os meios de comunicação utilizados, indicando as mudanças ocorridas nesses 109 anos de competição entre as equipes.

O jogador Christian, que jogou no Grêmio (2003 a 2004) e também no Internacional (1996-1999), participou do encontro na segunda-feira e falou sobre o valor da amizade para além da torcida. Assunto destaque nessa aula especial, que enfatizou a importância da Torcida Mista para a união dos grupos e a conscientização sobre a paz nos estádios. “É importante que vocês saibam que não tem problema o amigo, o pai ou primo ser de outro time, isso não muda nada”, frisou ele, convidando os alunos à uma reflexão sobre o assunto.

A Orientadora Pedagógica de 1º e 3º Ano, Adriana Fantin, propõe que os alunos levem para fora do Colégio essa bandeira. “Outras pessoas não têm a mesma compreensão de vocês sobre esse assunto, por isso é necessário fazer esse exercício de não entrar em discussões ou brigas”.

No 3º Ano, os alunos participam do Projeto Conhecendo Porto Alegre, que visa resgatar a história de Porto Alegre, trazendo ao conhecimento as memórias de tempos passados, relacionando-as com o cotidiano da cidade recente, através de fotos, literatura, documentários e pesquisa.