A Igreja Católica tem um novo Papa. Na tarde desta quinta-feira (08), a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina e o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro anunciaram ao mundo que os cardeais eleitores chegaram a um consenso. Sob os olhares atentos dos fiéis reunidos na Praça São Pedro e de milhões de pessoas ao redor do mundo, foi proclamado o tradicional Habemus Papam.

O escolhido é Robert Francis Prevost, 69 anos, nascido em Chicago (Estados Unidos), que passa a ser chamado de Papa Leão XIV. Ele será o 267º Papa da história da Igreja Católica e sucede o Papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril, aos 88 anos, após mais de uma década à frente da Igreja e um pontificado marcado pela ênfase na misericórdia, no diálogo e no cuidado com os mais pobres e com a Casa Comum.

Com sua eleição, a Igreja acolhe também uma novidade histórica: ele é o primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho, trazendo ao pontificado a espiritualidade agostiniana marcada pela busca da verdade interior, da comunhão e do amor à Palavra de Deus.

O anúncio foi feito, do balcão central da Basílica de São Pedro, pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, que apresentou ao mundo o nome do novo pontífice.

A primeira aparição pública do novo Papa aconteceu logo após o anúncio, quando dirigiu suas primeiras palavras à Igreja e ao mundo, saudando os fiéis com simplicidade e espírito de comunhão.

“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, Bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a Terra, que a paz esteja com vocês”, iniciou o Santo Padre.

Ainda em seu discurso, o Papa exaltou o legado de Francisco e destacou a necessidade de diálogo na Igreja e de se construir pontes.

“O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”, continuou. Ele também saudou com carinho, e falando em espanhol, a Diocese de Chiclayo (Peru), da qual, até então, era bispo emérito.

O novo pontífice foi eleito na quarta votação do Conclave, ao atingir os dois terços necessários entre os 133 cardeais eleitores reunidos na Capela Sistina. Seu pontificado se inicia em um momento de grandes desafios pastorais, sociais e eclesiais, que exigem escuta, coragem e renovada esperança.

A Companhia de Jesus une-se a toda a Igreja em oração pelo novo Papa, pedindo ao Senhor que o acompanhe com sabedoria, saúde e fidelidade à missão de confirmar os irmãos na fé, servir à unidade da Igreja e promover a justiça, a paz e o cuidado com os mais pobres e vulneráveis.

 

Reprodução: Rede Jesuíta de Educação