Na segunda-feira, 28, o II Colóquio JESEDU-Global2021 foi oficialmente aberto! Mais de 400 líderes de escolas jesuítas em todo o mundo participaram da Cerimônia de Abertura. Aqui, eles aprenderam mais sobre o que esperar nos dias seguintes do Colóquio e encontraram seus colegas de outras escolas jesuítas em salas de descanso. Outros membros de nossa comunidade global também fizeram parte deste evento fantástico, assistindo à Cerimônia de Abertura por meio de uma transmissão ao vivo via Colloquium Hub no Educate Magis.

O evento foi realizado em inglês, mas o público teve a opção de escolher a interpretação em tempo real em espanhol e em francês. Isso, junto com a facilitação envolvente pelos três anfitriões, Pe. Manny Uy, SJ, das Filipinas, Ciara Beuster, do Educate Magis, e Felipe Carrillo, da FLACSI, deram à cerimônia de abertura uma atmosfera pessoal e calorosa. “Não estamos juntos cara a cara, tomando uma xícara de café como fizemos em encontros globais anteriores”, comentou um dos anfitriões. “Mas graças à tecnologia e ao trabalho árduo de todos os envolvidos na realização deste evento global, podemos nos encontrar virtualmente e compartilhar juntos.”

Pe. José Mesa, SJ também esteve presente na cerimônia de abertura. Seu discurso foi inspirador e informativo sobre o propósito deste e de outros encontros globais. Pe. Mesa também convidou a todos, à luz do Ano Inaciano, “a ver todas as coisas novas em Cristo e a renovar nosso compromisso por uma Educação Jesuíta que possa participar ativamente na construção de um mundo de fraternidade humana onde a crise ecológica, social e espiritual possa ser oportunidade de transformação, deixando para trás tudo o que nos divide e nos faz ver os outros como estranhos, rivais ou inimigos. A Educação Jesuíta é uma educação que pode trazer ao nosso mundo a reconciliação e a esperança de que necessitamos”.

Também ouvimos com atenção o discurso do Padre Geral, Pe. Arturo Sosa: “Como humanidade, é importante perguntar que tipo de educação precisamos para o presente e o futuro para que as novas gerações que frequentam nossas escolas tenham a oportunidade de serem educadas como pessoas para e com os outros, envolvidas na construção do novo mundo que queremos”. Destacou a importância do processo de discernimento e ofereceu seu apoio e acompanhamento a todos os participantes que o estão realizando ao longo deste Colóquio, “é através do discernimento que podemos acompanhar, escutar e junto com nossos alunos construir um futuro cheio de esperança, como as Preferências Apostólicas Universais nos pedem.”

Para encerrar o evento, fomos surpreendidos com uma bela e comovente canção “Em tudo amar e servir”, interpretada por alunos da Conferência Jesuíta da Ásia Pacífico.

Líderes das escolas jesuítas participarão dos Círculos de Discernimento Global ao longo desta semana.

No dia 2 de julho, os frutos sintetizados desses discernimentos e das reflexões colhidas no pré-colóquio serão compartilhados na Cerimônia de Encerramento. Todos da nossa comunidade global estão convidados a assistir a Cerimônia de Encerramento na sexta-feira, 2 de julho, às 13h GMT através desta página ou alternativamente no canal Educate Magis You Tube.

Fonte: Site do Educate Magis