As atividades do último dia do II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica / VII Congresso Inaciano de Educação no Brasil, na manhã de sexta-feira, 09 de agosto, aconteceram no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ). A oração da manhã foi organizada pela equipe da Formação Cristã do Colégio Santo Inácio (RJ). O Pe. Thiago Azevedo, vigário episcopal para a Educação, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, esteve presente.

Enquanto educadores e famílias assistiram à conferência Inovações em curso e necessárias na Educação Católica, com a Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA, diretora executiva da Rede Salesiana de Escolas e conselheira 1ª vice-presidente da Anec, e Laura Habckost Dalla Zen, decana da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional (Unisinos), os alunos elaboraram a Carta dos Estudantes do II Congresso da RJE. A conferência foi mediada pelo Pe. Sérgio Mariucci, SJ, secretário de educação da Província dos Jesuítas do Brasil, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

“Não existe nada mais inovador na educação do que o aluno aprende”, disse Laura Zen durante a sua apresentação. A professora compartilhou alguns indicadores para que todos pudessem compreender o que é a inovação pedagógica dentro das instituições educativas. Dentre os exemplos, estão a ruptura com a forma tradicional de educar e aprender, a gestão participativa e a reorganização da relação da teoria com a prática. Laura também abordou a importância de dialogar e construir o conhecimento de forma coletiva. “Os sujeitos da inovação são aqueles que participam do processo de ensino e aprendizagem. Às vezes, a gente precisa dizer o ‘off’. Então, existe também uma gestão participativa em sala de aula, onde a gente convoca a todo momento a turma a dialogar”, disse.

Logo em seguida, foi a vez da Irmã Adair Aparecida falar sobre a educação católica e a formação integral de um ser humano. “A nossa escola católica é diferenciada. Nós conhecemos os alunos. Nós somos inovadores e possuímos experiências exitosas”. Ao mesmo tempo, a religiosa promoveu reflexões sobre uma pesquisa que está disponível no livro Geração do Quarto que aborda o sofrimento psíquico dos jovens brasileiros. “A novidade da educação católica é trazer razões de vida e esperanças para crianças, adolescentes e jovens. É justamente trazer sentido para a vida de cada um deles”, pontuou.

Na cerimônia de encerramento, os estudantes leram a carta final do II Congresso e os participantes assistiram ao vídeo produzido pelos alunos que fizeram parte da equipe de imprensa. Os materiais produzidos sintetizam um pouco das preocupações e anseios sobre o futuro da educação, a partir das convivências e experiências que puderam vivenciar durante os quatro dias de congresso. Em comemoração aos dez anos da RJE, o Pe. Sérgio Mariucci, SJ, agradeceu a participação de todas as pessoas que colaboraram para construção da Companhia de Jesus. “Nós estamos construindo a história da Rede Jesuíta de Educação. Nós temos a responsabilidade de construir a missão da educação nos próximos anos”.

Logo após, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini deixou a sua mensagem final e fez uma homenagem ao coordenador geral do II Congresso, o secretário-executivo da Rede, Pedro Risaffi. “O Congresso permitiu-nos conviver com autores e proponentes de variadas iniciativas pedagógicas, que não podem ser interrompidas pela volta à nossa rotina. A inovação pedagógica há de incidir também neste campo, buscando estruturas de apoio adequadas para manter-nos em contato”, ressaltou. Guidini também agradeceu a participação de todas as delegações dos 17 colégios da Rede que estiveram presentes no evento, além de todos os envolvidos na organização do II Congresso, e anunciou o local da realização da 3ª edição do Congresso, em 2029: o Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS).

A missa de encerramento foi presidida pelo diretor-geral do Colégio Santo Inácio, Pe. Adilson Silva, SJ, e concelebrada pelos padres Sérgio Mariucci, SJ, Jose Alberto Mesa, SJ, Leandro de Castro, SJ, assessor de Formação Religiosa do CSI e prefeito da Igreja Santo Inácio, e Roberto Padilla, SJ, presidente da Flacsi. Durante a homilia, o Pe. Adilson fez afirmações importantes sobre a fé católica. “Nós somos formados na escola do Senhor. Por isso, continuamos juntos no mesmo caminho, porque nós não o perdemos ao longo da nossa vida, do nosso aprendizado e do nosso ensino”, explanou. No fim da celebração eucarística, Fernando Guidini entregou medalhas comemorativas aos diretores das escolas, em homenagem aos 10 anos da RJE, sob a benção do Pe. Adilson.  Os participaram puderam, ainda, almoçar e visitar as dependências do Colégio Santo Inácio.