Nesta semana, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio tiveram convidados especiais nas aulas síncronas de Ensino Religioso do professor Clândio. Os jesuítas Celestino Epalanga e Avelino Chico bateram um papo com os alunos sobre a situação da Angola. Além deles, o Ir. Paulo Welter, que morou por anos em Angola e no Congo, a frente de trabalhos sociais da Companhia de Jesus, também esteve presente.

A atividade proposta pela disciplina é trazer um panorama da situação vivenciada na Angola, possibilitando a reflexão dos jovens sobre problemas políticos, econômicos e sociais enfrentados pela sociedade do país. “Que nossos colégios sejam abrigo: cognitivo, convivência, espiritual e religiosa, como disse Pe. Arrupe. Nossa missão é contribuir com uma cultura da solidariedade, do compromisso com o outro, nosso irmão. Queremos globalizar a solidariedade e a paz, fundamentais para a cidadania universal”, destaca o professor Clândio.

O Pe. Epalanga falou sobre sua trajetória de vida, marcada pela migração em função da guerra no país, seus estudos e sua atuação à frente do JRS (Jesuit Refugee Service – Serviço Jesuíta aos Refugiados, em português) como Diretor Nacional Adjunto e Coordenador de Pastoral, além de outras atribuições que mantém.

Ele comentou ainda sobre a história, os aspectos políticos e econômicos de Angola, trazendo um pouco do contexto da corrupção e da situação de extrema pobreza em que a população se encontra, que piora ainda mais nesse período de pandemia. Hoje 52% da população angolana vive com menos de 1 dólar por dia. Embora o país tenha recursos naturais e um potencial muito grande para o turismo, as pessoas passam por muitas dificuldades.

Ao final do encontro, Pe. Epalanga deixou uma mensagem para os alunos: “Sejam construtores da cultura da solidariedade. O mundo precisa disso. Nunca se esqueçam dos pobres. Cuidar dos pobres é testemunhar o Evangelho, é testemunhar a fé”, completou.