No último sábado, a comunidade acadêmica do Colégio Anchieta participou da Jornada de Estudos sobre o Fundamento Conceitual do Projeto Pedagógico, atividade proposta pelo projeto de melhoria Ressignificação do Projeto Pedagógico, do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), da FLACSI. A partir de oito miniconferências, as temáticas foram apresentadas para serem discutidas e partilhadas em grupo posteriormente.

Para o Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden, o trabalho proposto pelo Sistema de Qualidade não deve possibilitar um processo de homogeneização dos colégios. “Cabe a nós, dentro dos princípios fundamentais da educação saber o que é melhor para o Anchieta dentro dessas dimensões, com respeito à cultura local, a fim de chegarmos ao Magis”, ponderou.

O primeiro tema abordado foi a Espiritualidade no Currículo. A Orientadora Religiosa do 7º Ano, Maria Helena Trevisol, falou da importância da espiritualidade como fundamento de todo o processo educativo. O segundo tema, Currículo e aprendizagem, foi apresentado pela Coordenadora do Serviço de Orientação Pedagógica, Dóris Trentini, que mostrou um panorama histórico do conceito de currículo até as definições utilizadas hoje.

O professor Celso Brum foi o terceiro a falar, trazendo algumas ideias sobre o Conhecimento e a Aprendizagem. A Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, Isabel Tremarin, comentou sobre a Parceria entre família e escola. A Corporeidade na aprendizagem foi abordada pelo professor Benhur Eidelwein e a Inclusão no Colégio Anchieta, pela professora Cristina Basques.

A Avaliação Escolar foi o tema da miniconferência da Orientadora Pedagógica Maria Isabel Xavier e Tecnologia e Inovação no Currículo Escolar foi abordado pelo professor Leonardo de Boita.

Após as apresentações no Salão de Recepção da Educação Infantil, os participantes organizaram-se em grupos para tratar dos temas abordados, refletindo sobre o que foi proposto e trazendo significativas contribuições para o projeto de melhoria.

Sobre a Jornada de Estudos, o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, deixa uma mensagem a todos os participantes:

“A luz suave da primavera que desponta, releva sua capacidade de transformação da criação que se renova. A natureza recobra o brilho em toda a sua beleza, gratuitamente. Ao contemplar a criação, percebemos o reflexo do amor de Deus, nos conectamos com nosso ser e fazer a serviço da vida.

Assim, a Jornada de Estudos do último sábado foi como a semente lançada no terreno sagrado do nosso espaço educativo, o brilho na vida dos alunos e famílias, através do testemunho e presença dos educadores, educadoras e colaboradores comprometidos com nosso modo de ser e proceder na missão educativa. Esse clima primaveril estava na pauta desde a acolhida no Espaço da Ed. Infantil, a espiritualidade que nos conecta e inspira, a coordenação do professor Camilo e a participação efetiva e afetiva dos speakers: Maria Helena Trevisol, Dóris Trentini, Celso Brum, Isabel Tremarin, Benhur Edelwein, Cristina Basques, Maria Isabel Xavier e Leonardo de Boita. Eles revelaram o sentido e significado do conhecimento e da reflexão presente na nossa comunidade educativa, como concepção e prática. E, na atração cultural contagiante do professor Fábio, que educa por meio da arte, tocou a emoção!

O brilho do encontro foi marcado pela participação e conhecimento compartilhados. O trabalho dos grupos, com seus Coordenadores e Secretários, considerando e refletindo sobre a espiritualidade, aprendizagem, conhecimento, parceria escola e família, corporeidade, inclusão, avaliação e tecnologia e inovação em seus aspectos teóricos e práticos, desejava inspirar e orientar o que representa no horizonte da Educação Jesuíta, os ideais da escola que queremos e que compõem nosso processo formativo, na elaboração do fundamento conceitual.

À equipe do Projeto, desafiada a pensar estrategicamente e desenvolver com cuidado esse projeto de melhoria – Ressignificação do Projeto Pedagógico –: que a caminhada feita até aqui, seja como o vento a produzir ondas de energia para as etapas que ainda estão por vir.

Em nome da Direção, gratidão a todos e todas pela participação na vida e missão educativa do Colégio Anchieta, espaço vivido e compartilhado com paixão, criatividade e competência.”