Com o início do ano letivo e do planejamento das propostas pedagógicas, o Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP) do Colégio Anchieta se reuniu junto ao corpo docente na última quinta-feira, 13, para discutir o uso da Campanha da Fraternidade 2025 como ferramenta educacional.
No Colégio Anchieta, os princípios da justiça social, solidariedade e promoção do bem comum são os norteadores para a promoção da educação jesuíta. Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade 2025 está em consonância com os programas educacionais da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), proporcionando aos estudantes oportunidades de aprendizado sobre temas relevantes para a comunidade escolar.
Por meio de uma roda de conversa, a museóloga do Museu Anchieta de Ciências Naturais, Alana Cioato; a educadora ambiental na Educação Infantil, Fabiane Schenk Duarte; o professor de ensino religioso, Luiz Carlos Selbach; o analista socioambiental e professor de projetos, Hoeslen Mauzer e o jesuíta Higor Jesus de Lima abordaram o tema da Campanha junto aos professores presentes de todas as Unidades de Ensino a fim de promover uma discussão sobre as desigualdades sociais, a preservação do meio ambiente e os direitos humanos.
Este ano, a Campanha traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) e celebra os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, acolhendo a Laudate Deum e avançando com as temáticas socioambientais que já foram abordadas em outros anos. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil que ocorre todos os anos durante o período da Quaresma. Com o objetivo de promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Casa Comum, a mensagem visa apontar as causas da grave crise climática global, aprofundar o conhecimento do “Evangelho da Criação”, vivenciar as propostas do Ano Jubilar em vista de novas relações do ser humano com Deus e suas criaturas, consigo mesmo e com o próximo, propor a ecologia integral, além de incentivar as pastorais e os movimentos socioambientais, em vista da justiça socioambiental e da atuação socioeducativa e apoiar os atingidos por catástrofes naturais.
Acadêmicos participam de treinamento junto as editoras
No mesmo dia, os professores dos Ensinos Fundamental II e Médio tiveram a oportunidade de participar de um treinamento junto as editoras Plurall e Santillana/EdusFera. Com as melhorias realizadas na plataforma, eles puderam conferir as novas atualizações disponibilizadas, como a otimização do tempo para a elaboração de planos de aula e demais atividades, além dos novos relatórios disponíveis para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, baseados nas competências e habilidades que o aluno necessita desenvolver.
Além das formações promovidas pelo Colégio, as coordenações pedagógicas do Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio promoveram reuniões acadêmicas a fim de dar segmento ao planejamento pedagógico da instituição alinhado aos princípios acadêmicos da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).