Após dez dias, chegou a hora de arrumar as malas e voltar para as suas cidades e casas. Na manhã de quarta-feira, 16 de outubro, chegou ao fim a sétima edição do Encontro de Formação Integral (EFI) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A atividade reuniu 64 estudantes do Anchieta (RS), Anchieta (RJ), Catarinense (SC), Santo Inácio (RJ), Santo Inácio (CE), Medianeira (PR), Antônio Vieira (BA), São Luís (SP), São Francisco Xavier (SP), Diocesano (PI), Loyola (MG), Jesuítas (MG), da ETE FMC (MG) e da Escola Santo Afonso Rodriguez – Esar (PI), além de nove ex-alunos monitores e 13 educadores.
Nos dias em que ficaram hospedados na na Casa da Juventude Joanin Rosseti, em Vila Oliva, na cidade de Caxias do Sul (RS), os jovens participaram de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio e vivenciaram os Exercícios Espirituais adaptados à sua faixa etária. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa do fundador da Companhia de Jesus em regiões, como Loyola, Pamplona e Manresa. Os principais temas trabalhados são autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, e, mais recentemente, desde 2022, o Projeto de Vida. A ideia é que eles compreendam o discernimento inaciano como possibilidade para a construção de um projeto de vida em vista da cidadania global.
“Proporcionar esse espaço de imersão ao longo de dez dias, acompanhando a experiência de vida de Inácio de Loyola, fazendo uma imersão mais aprofundada na espiritualidade, e aprendendo, a partir dessas duas grandes dimensões da vida de Inácio, aquilo que são aprendizagens pertinentes para uma liderança inaciana na atualidade, por meio da espiritualidade, por meio do engajamento social, por meio das preocupações e compromissos com as grandes causas ambientais, por meio de uma liderança ética e cidadã que também se comprometa com a vivência da vida nesse presente e futuro. Esse seria o compromisso da Rede Jesuíta de Educação ao pensar a formação integral dos nossos estudantes”, destacou o diretor da Rede, professor Fernando Guidini.
Isis Bertoldi, ex-aluna do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), reviveu a experiência do EFI sete anos após ter participado como estudante, em 2017, mas, dessa vez, como monitora. “Pude mergulhar em reflexões e aprendizagens profundas que me enriqueceram de forma única. Ser monitora neste encontro foi uma oportunidade incrível de crescimento pessoal e até profissional. Aprendi muito, não apenas com toda a equipe dedicada e apaixonada, mas com os alunos também, que estavam tão abertos à experiência. A colaboração e a partilha que presenciei só reforçaram minha admiração pelo trabalho desenvolvido pela rede jesuíta e pelo impacto transformador que ele proporciona. Admiro muito a visão e os valores que sustentam esse projeto, e me sinto verdadeiramente privilegiada por ter feito parte dele novamente”, afirmou.
Cleoneide Barrozo Santana, orientadora do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), acompanhou a delegação da instituição e integrou o grupo de educadores. Para ela, o Encontro traz uma perspectiva em três pontos significativos: a parada, a reflexão e o compromisso. “A parada, que envolve o conhecimento de si, a reflexão do seu papel como líder inaciano e, por último, o compromisso, que é assumido coletivamente, como grupo, mediante toda a proposta que é pensada e exercida dentro do Encontro de Informação Integral”, frisou.
Em todas as atividades e dinâmicas, os jovens são o centro do processo, para que eles tenham uma vivência única e individual, mas que, ao mesmo tempo, saibam acolher as opiniões e sentimentos dos outros colegas. “O EFI foi uma experiência transformadora. Eu não tinha muitas expectativas antes de vir, não sabia muito o que aconteceria aqui, e o ‘deixe-se surpreender’ nunca fez tanto sentido. Eu me surpreendi muito e eu me sinto mudada. Tem a Karina antes do EFI e a Karina após o EFI. Todas as dinâmicas se encaixaram muito bem no contexto e fizeram muito sentido para mim”, disse Karina, estudante do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ). “O EFI foi um lugar onde eu pude me conhecer mais, me entender, me aproximou muito mais de Deus e pude fazer muitas amizades que eu vou levar para a vida”, completou Vinícius, estudante do Colégio São Luís, em São Paulo (SP).
História
A ideia da criação do EFI surgiu em março de 2015, quando o Grupo de Trabalho (GT) para Formação de Lideranças Juvenis Inacianas teve a sua primeira reunião presencial na sede da RJE, no Rio de Janeiro. A maioria dos membros do GT havia participado do curso colombiano Taller Arrupe, uma experiência promovida pela Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e motivada na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana para o fortalecimento do conhecimento pessoal, da espiritualidade, do trabalho colaborativo, do discernimento, da liderança e do compromisso com quem mais precisa, a partir de atividades teóricas – estágios pastorais e regionais para estudantes de 16 a 18 anos.
O resultado do trabalho do GT foi a elaboração de uma primeira proposta de um curso semelhante ao da Colômbia, mas adaptado ao contexto juvenil brasileiro. Assim, o Encontro de Formação Integral (EFI) contou com sugestões de mais de 40 jovens brasileiros, além das reflexões do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE, que foi publicado em 2016. O EFI foi aprovado em outubro de 2015, no Fórum de Diretores Gerais da Rede.
As duas primeiras edições do Encontro aconteceram na Vila Fátima, em Belo Horizonte (MG), nos anos de 2016 e 2017. Já nos anos de 2018 e 2019, o EFI foi realizado na Casa de Retiros São José, em Mar Grande (BA). Após dois anos de espera, devido à pandemia da Covid-19, a Casa da Juventude Joanin Rosseti sediou a quinta, a sexta e agora a sétima edições. O EFI, desde a sua criação, está sempre atento aos novos contextos e desafios apresentados pelos estudantes e em alinhamento às diretrizes da Igreja e da Companhia de Jesus, como as Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, as Preferências Apostólicas Universais, o livro Colégios Jesuítas: Uma tradição viva, o PEC 2021 da RJE e a Política de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fonte: Rede Jesuíta de Educação