A quinta edição do Relatório da Província dos Jesuítas do Brasil foi lançada na quarta-feira, 24 de julho, durante o terceiro dia do Encontro da Província, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O documento traz importantes exemplos de ações desenvolvidas pelas diferentes frentes de missão no campo de Justiça Socioambiental, entre os anos de 2022 e 2023.
O tema escolhido para esta edição foi Colaborar com o cuidado da Casa Comum, uma das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. As outras três Preferências (Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento; Caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça; e Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança), apesar não serem o centro do relatório, permeiam as ações das instituições, em um movimento transversal.
Ao longo do relatório, projetos e ações realizados pelas instituições jesuítas, presentes em vários estados brasileiros, ilustram como a Província tem se empenhado para cuidar da Casa Comum. Entre esses exemplos, há comunidades mobilizadas para proteger seus biomas; jovens engajados na luta contra as mudanças climáticas; agricultores que implementaram técnicas sustentáveis; além de tantas outras pessoas dedicadas em construir um futuro mais justo e sustentável para todos. Da Rede Jesuíta de Educação (RJE), há relatos do Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), e Colégio São Francisco Xavier, de São Paulo (SP).
No lançamento, o Pe. Jean Fábio Santana, SJ, secretário para a Justiça Socioambiental, recordou que o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, ao fazer uma avaliação sobre a implementação da quarta Preferência Apostólica, constatou que muito pouco foi realizado nesse sentido. Então, ele solicitou um mapeamento das províncias, entre elas a do Brasil. “A partir daí, nós tivemos a intuição e a inspiração de ampliar esse trabalho, construindo o relatório 2022-2023, para que, desse modo, pudéssemos também contribuir para esse exercício que foi solicitado pela Companhia Universal”, destacou o Pe. Jean Fábio. E completou: “Lançar o relatório no Encontro da Província é uma satisfação, primeiro porque é sempre uma alegria perceber essa possibilidade de olhar para o nosso trabalho e constatar que muitas obras das diferentes frentes apostólicas estão engajadas com a realidade, com o compromisso voltado para a promoção da justiça socioambiental no coração do nosso país”.
O Relatório da Província está disponível aqui: https://bit.ly/3LXxSLz.