No Colégio Anchieta, a linguagem digital é vivenciada desde os primeiros anos escolares de forma lúdica, criativa e intencional. Com o apoio de recursos tecnológicos especialmente pensados para as crianças de três a cinco anos, as experiências promovem o desenvolvimento do pensamento computacional, da autonomia, da coordenação motora e da compreensão do mundo digital.
Segundo a Base Nacional Curricular Comum, os estudantes devem ter contato com a tecnologia, que se transforma em um elo para novas aprendizagens, para a expressão da criatividade e na preparação para um mundo em constante transformação. E, na Educação Infantil, a linguagem digital auxilia no desenvolvimento de habilidades ligadas a um uso consciente, crítico e criativo da tecnologia, que evolui conforme a idade, o nível de autonomia e a complexidade das aprendizagens. Com a aquisição de 24 novos winbooks, os estudantes da Educação Infantil participam de aulas semanais que ocorrem em um ambiente multidisciplinar, equipado com ferramentas como notebooks híbridos, com funções de tablet e touchscreen, mini mouses, mesa de luz, lousa interativa, caneta 3D, robôs, retroprojetor e câmeras digitais. A professora de linguagem digital da Educação Infantil, Larissa Justin, enfatiza que “as aulas promovem o contato das crianças com uma variedade de recursos tecnológicos, bem como softwares educativos, linguagens de programação, robótica educacional e ambientes digitais interativos. Essa vivência contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando habilidades cognitivas, criativas e sociais.”
Entretanto, o ensino da tecnologia não se limita apenas ao uso de dispositivos eletrônicos, mas envolve a compreensão do mundo digital, o letramento digital, o pensamento computacional, a cultura digital, a programação e a resolução de problemas. E essas ferramentas são integradas de maneira pedagógica a propostas que envolvem atividades maker com blocos, jogos educativos, programação simples e experimentações que despertam a curiosidade e o raciocínio lógico. Na Educação Infantil do Colégio Anchieta, a tecnologia é tratada como uma linguagem a ser explorada e integrada ao cotidiano das crianças, ampliando suas possibilidades de expressão e descoberta. Assim, os estudantes são convidados a investigar, criar, comunicar e colaborar por meio de experiências que despertam a curiosidade e favorecem a interação com o mundo ao seu redor. Ainda, segundo a professora, “além de fomentar o raciocínio lógico e a resolução de problemas por meio de atividades de programação, as aulas também constroem competências digitais essenciais, como a alfabetização midiática, a navegação segura na internet, o pensamento computacional e a consciência crítica sobre o uso das tecnologias na sociedade contemporânea”.
Em tempos em que os dispositivos digitais fazem parte do cotidiano das famílias e do ambiente de trabalho dos adultos, oferecer uma vivência orientada e consciente desde a infância é também um compromisso com o uso ético e responsável da tecnologia. Mais do que ensinar a manuseá-las, o objetivo é permitir que as crianças explorem diferentes formas de linguagem, ampliem seu repertório e desenvolvam habilidades fundamentais para a formação integral.