Por professor Dário Schneider, doutorando em Educação pela Unisinos e Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS).

É necessário expressar a admiração e o nosso respeito aos educadores de ontem, de hoje e de amanhã. Estes são mentores, facilitadores e inspiradores de vidas. Profissionais que capacitam as mentes para enfrentar as mudanças e as incertezas, sabendo que a tecnologia indica probabilidades e que a humanidade, possibilidades para um amanhã com mais confiança, colocando luz à relevância social da escola e ao poder transformador da educação. É mister celebrar não apenas a importância do seu papel, mas dar destaque à educação, reconhecer que ela é a essência, a base de todas as profissões. Como ideal e prática, educar torna-se um gesto de amor, um modo de ser e de servir, sendo ponte que conecta vidas e sonhos.

Aos educadores de ontem, que deixaram marcas nos corações dos que nos antecederam, gratidão. Com a tecnologia, a informação e as mudanças no contexto da sociedade contemporânea, a gestão educacional, novas metodologias e adequações dos espaços de aprendizagem e das práticas em sala de aula evoluíram em muitos aspectos. No entanto, o poder transformador-humanizador dos professores permanece vivo, intenso e pulsante.  Os desafios enfrentados pelos professores atualmente não têm precedentes, exigindo constante habilidade de adaptação e colaboração na implementação das inovações pedagógicas, moldando o futuro com dedicação e criatividade. Por meio do seu vínculo com os estudantes, dão sentido à experiência de ensinar e de aprender, acolhendo a diversidade com visão humanista de mundo e de pessoa.

Os educadores do amanhã, tocados pelo desejo de “esperançar”, certamente assumirão tempos ainda incertos, enfrentarão a inteligência artificial generativa e as múltiplas oportunidades metodológicas, exigindo deles novas competências. Eles seguirão lançando um olhar com otimismo para os novos horizontes da missão de educar na crença de que, a cada nova geração de educadores e estudantes, o poder de transformação da educação só crescerá e de que o mundo será um lugar melhor de se viver e de ser feliz.

Fonte: GZH