Queridas famílias Anchietanas!

Durante estes dias, os cristãos reunidos por todo o mundo celebram os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Estes mistérios nos colocam no centro de nossa fé Cristã e, ao mesmo tempo, aproximam-nos de nossa Salvação pela entrega incondicional de Cristo na Cruz.

Páscoa significa passagem, da morte para a vida, das trevas para a luz.

Ao longo destes últimos dois anos, a humanidade passou por um momento de grande provação. A pandemia da COVID-19 nos fez pensar no sentido da vida e no quão somos frágeis e limitados. Muitos de nós perdemos familiares, parentes e amigos. Dúvidas de fé fizeram parte de nossa vida, porém, aos poucos, vamos vencendo a pandemia, e o sofrimento e a morte vão dando lugar à esperança e à vida.

Nossos alunos, a partir de 2022, voltaram para o ambiente escolar e, durante estas semanas, puderam vivenciar várias iniciativas que trazem luz e esperança para muitos, principalmente para os mais pobres e necessitados. Por meio da nossa Páscoa Solidária e da retomada do Voluntariado, os alunos puderam ir ao encontro dos que sofrem, levando uma palavra de conforto e de esperança.

Como Jesus, somos chamados a “passar pelo mundo fazendo o bem”; a romper com tudo aquilo que é pecado em nós e a nos aproximar da luz do Cristo Ressuscitado, que mais uma vez, nos convida a levar ao mundo a força de sua ressurreição. É preciso com as pessoas, ao conviverem conosco, possam experimentar em suas vidas a esperança de um mundo melhor, mais justo e solidário.

O Papa Francisco nos diz: “Cristo, minha esperança, ressuscitou! É um contágio diferente, que se transmite de coração a coração, porque todo o coração humano aguarda esta Boa Nova. É o contágio da esperança”.

Como nos convida o Papa, deixemo-nos contagiar pela esperança, pela luz, pela boa notícia da Ressurreição de Cristo. Sejamos luz na vida de todos com os quais convivemos: na família, no colégio, no trabalho, enfim, em todos os ambientes nos quais estamos.

Que o Cristo Ressuscitado nos inspire e coloque em nós o selo da vida eterna!

Pe. Gustavo Valentim, SJ

Feliz Páscoa!