Você sabe cuidar do seu dinheiro? Qual a importância de saber administrar suas finanças? Esses foram alguns dos pontos de reflexão do bate papo com os alunos do Ensino Médio, proposto pela disciplina de Ensino Religioso em parceria com a Junior Achievement do RS (JARS). O programa Meu dinheiro, Meu negócio faz parte das atividades promovidas pela Junior em vista da educação financeira dos jovens, preparando-os para os desafios de uma economia cada vez mais globalizada.

De forma didática e com uma linguagem jovem, a educadora financeira Natalia Freitas Mazzolini, do Rio de Janeiro, parceira da JARS, conversou com os alunos sobre economia pessoal, juros, investimentos, empréstimos e planejamento de vida. “Nossa finanças estão muito mais atreladas ao nosso comportamento, à nossa criação e ao exemplo dos nossos pais, do que a números. Temos muito mais consciência quando sabemos administrar nosso dinheiro”, explicou Natalia.

A educadora também trouxe dicas de aplicativos que podem ser utilizados para organizar e observar os gastos como o Guiabolso e o Organizze. “Se não há um controle das receitas e das despesas, não há como gerenciar os gastos. O ideal é fazer um planejamento no início de cada mês”, segundo ela. Natalia também frisou a importância de exercitar o hábito de poupar. “Não interessa o valor, mas o exercício de guardar, e fazer isso desde cedo”, complementou.

De acordo com o professor Clândio Cerezer, a educação financeira faz parte do projeto de vida de cada um. “Isso motivou a abertura do diálogo sobre o tema, tão relevante para o momento. Cada dia mais, percebemos que a escola precisa trazer esses assuntos do cotidiano para qualificar a formação dos alunos e seu Projeto de Vida. Foi um momento de muita satisfação por parte dos nossos alunos”, comemorou.