Trilhando uma jornada de sucesso ao longo deste ano, a SALVEI SA/E, melhor miniempresa 2023/1 do Rio Grande do Sul, também conquistou o prêmio de Global Possibilities Awards, apresentado pela FedEx na 15th JA Americas Company of The Year Competition, realizada em Buenos Aires, Argentina. O prêmio reconhece as empresas estudantis que melhor exibem os princípios da conectividade global.

Todos os anos, o Company of The Year Competition reúne as Melhores Miniempresas das Américas para reconhecer os projetos de destaque desenvolvidos pelos estudantes no programa de empreendedorismo jovem Miniempresa, promovido pela Junior Achievement. Em 2023, cerca de 30 mil estudantes de vários países participaram da iniciativa.

“A experiência no COY, acompanhando esses alunos, é de muito orgulho mesmo. Ver os nossos alunos com a sua autonomia, a sua criticidade, falando em uma outra língua, que é bastante difícil… E eles com desenvoltura e seriedade para encarar esses processos”, relata o Orientador de Convivência Clândio Cerezer, que acompanhou os cinco estudantes representantes da Miniempresa durante a viagem.

Visando à praticidade e à prevenção de acidentes, a miniempresa 2023 do Colégio Anchieta produziu um porta-copos desmontável que pode ser fixado em superfícies como mesas e prateleiras. A solução criativa promove um ambiente de trabalho e de estudo mais seguro ao evitar que as bebidas danifiquem materiais de estudo e computadores.

Para os alunos, a experiência com a Miniempresa foi transformadora do início ao fim. Ao longo de cinco meses, em encontros no contraturno das aulas regulares, o grupo de estudantes da 2ª série trabalhou, discutiu a ideia e exercitou a resiliência em todos os processos do desenvolvimento de uma empresa. “Para nós, foi muito gratificante recebermos esse prêmio depois de tanto nos esforçarmos para conseguir criar um produto, conseguir fazer um porta-copos que seja realmente eficiente. Conquistar o prêmio encerrou muito bem esse ciclo!”, comemorou o estudante Arthur Schafer.

O projeto proporciona aos estudantes do Ensino Médio uma experiência prática em economia e negócios ao incentivar a organização e a operação de uma empresa. Durante os encontros, os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Também planejam e atuam em todas as áreas da miniempresa, incluindo a produção e a venda de um produto, assim como a apuração dos resultados da empresa e a remuneração com valores simbólicos para todos os envolvidos na iniciativa, como funcionários e acionistas. Os aspectos sociais também são uma realidade do setor empresarial e até disso os estudantes são orientados a participar. O estudante Santiago Cirne Lima conta que “conseguiu aprender muito nessa viagem, ouvindo palestras de renomadas empresas, como dirigentes da FedEx, da Delta. Foi uma experiência incrível também ter essa integração com pessoas de outros países, com ideias totalmente diferentes”, finaliza.

No Colégio Anchieta, o Miniempresa é desenvolvido com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio e orientado por professores e mentores voluntários nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Uma dessas mentoras é a antiga aluna Maria Inês Peña, que neste ano também conquistou o prêmio de Melhor Adviser de RH na competição estadual: “Conheci o projeto quando meus filhos participaram no Anchieta. Meu marido e eu estamos há dois anos participando como Advisers e recomendo que outros pais conheçam o projeto da JA e venham participar como voluntários também nas suas áreas de atuação profissional”, conta.

Em 2023, cerca de 30 mil estudantes de vários países participaram do programa e três miniempresas brasileiras foram selecionadas para estarem presentes no COY, entre 19 das Américas. A Salvei foi a única miniempresa brasileira a receber um prêmio nesta edição.