Após um período de férias escolares, como deixar o retorno às aulas mais interessante e atrativo? Esse foi o questionamento que levou o Colégio Anchieta a preparar um dia de boas-vindas diferente, repleto de experiências significativas e divertidas, tanto para os alunos, como para seus pais. A ideia é engajar o público e torná-lo também ator participativo nesse recomeço.

Baseada no movimento maker, proposta que valoriza a criação individual ou coletiva, o famoso “faça você mesmo”, a recepção às famílias contou com atividades que envolvem arte, cultura, ciências e esporte. Nessa terça-feira, dia 14, as famílias puderam participar de vivências práticas nessas quatro áreas e ainda aproveitar os Espaços de Interação, atividades no campus que demandam a participação de todos para sua construção como, por exemplo, painéis com post-its e caça-palavras. Além disso, o colégio conta com espaços para recados, paredes para colorir, quebra-cabeças e um ábaco. O intuito é envolver a comunidade acadêmica para que ela interaja com esses espaços, ajudando a construí-los.

O Dia de Acolhida, recepção aos alunos e pais, já acontece na instituição desde 2014, uma iniciativa que busca integrar família e escola e auxiliar os pais nas questões práticas de início de ano, disponibilizando informações e tornando a volta às aulas mais tranquila. Para o Diretor Acadêmico do Anchieta, Dário Schneider, “cada novo ano letivo traz perspectivas de inovações e com espaços e vivências educativas temáticas buscamos transformar a ansiedade, típica desse período, em confiança, alegria e efetiva participação de todos nessa grande aventura que é a construção coletiva do conhecimento”.