Como parte das atividades da disciplina de Pensamento Computacional, do professor Renato da Veiga Martins Júnior, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio participaram na última terça-feira (02) de um encontro especial com o projeto Mulheres na TI, promovido pela SUCESU/RS. A iniciativa busca incentivar conexões e promover a equidade de gênero na área da tecnologia, inspirando jovens a refletirem sobre inclusão e diversidade no setor.

O evento foi estruturado em três painéis, com a presença de profissionais de diferentes áreas e trajetórias: o primeiro painel contou com a participação do professor Jaime Garcia, da UX/UI na Devfy, Viviane Rosseto, da Product Manager, Juliane Bruno e da Gerente de Contas e Consultora Técnica em CRM, Luciana Alvez. Já no segundo painel, as participantes foram a CIO TJ/RS, Vanessa Barbisan, a Business Planning Manager, Ana Silva, a Gerente de Projetos, Virgínia Mesquita e a Coordenadora do programa Mulheres na TI da SUCESU-RS, Mirtes Sonntag. E, para o último painel do dia, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com a CIO TJ/RS, Vanessa Barbisan, com a Program Manager da empresa HPE, Adriane Cardozo, a professora da IMD/UFRN, Isabel Nunes, com a Professora do Centro de Desenvolvimento Técnico da UFPEL, Tatiana Tavares e com a Psicopedagoga e Professora Mestre Elizabeth Trindade.

As palestrantes compartilharam suas experiências, falaram sobre os desafios de atuar em um espaço historicamente masculino e, sobretudo, mostraram como a representatividade feminina transforma realidades e abre portas para novas gerações. A atividade contou também com a participação remota de convidadas em diferentes cidades, como Houston (EUA), Pelotas (RS) e Natal (RN), ampliando ainda mais as perspectivas apresentadas aos estudantes.

Mais do que uma palestra, o encontro foi um momento de escuta, diálogo e inspiração. Os estudantes foram convidados a refletir sobre seu papel na construção de um ambiente tecnológico mais inclusivo, pautado pela empatia, pela escuta ativa e pelo respeito às diferentes perspectivas. De acordo com os objetivos da disciplina de Pensamento Computacional, a proposta vai além da lógica e da programação: forma jovens críticos, colaborativos e conscientes do impacto social das tecnologias que desenvolvem e utilizam.

A atividade realizada junto aos estudantes do Ensino Médio deixou um legado importante sobre a compreensão de que a inovação nasce da diversidade de ideias e que todos têm responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.