Na semana de 22 a 28 de setembro, o Museu Anchieta de Ciências Naturais participou da 19ª edição da Primavera dos Museus, evento cultural coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano trouxe o tema “Museus e Mudanças Climáticas”. A iniciativa, realizada anualmente em todo o país, busca destacar os museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização diante dos desafios ambientais e sociais do nosso tempo.

Alinhado à temática da Campanha da Fraternidade de 2025 – Ecologia Integral, o Museu Anchieta promoveu uma programação especial, com atividades que incentivaram a reflexão crítica sobre os impactos ambientais e a importância de práticas sustentáveis.

Entre as atrações, destacaram-se:

  • Exposição Museu Anchieta e as Mudanças Climáticas: práticas de conservação frente a desastres, aberta durante toda a semana;

  • Cine Debates, com filmes como O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, Wall-E e Nausicaä do Vale do Vento, que levaram aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio informações e reflexões sobre a preservação ambiental;

  • Hora do Conto com a história Dona Harpia e o Clima, especialmente preparada para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental;

  • Oficina sobre noções básicas de conservação de acervo documental pessoal, destinada a pais e colaboradores.

As atividades reuniram estudantes de diferentes faixas etárias, promovendo momentos de aprendizado, troca e engajamento. Para além da experiência pedagógica, a participação na Primavera dos Museus reforça o compromisso do Colégio Anchieta em formar cidadãos críticos, conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável.