Museu Anchieta serve de inspiração para projeto de alunos de Museologia da UFRGS
Recepcionados pela equipe do Museu Anchieta de Ciências Naturais, os alunos do curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) surpreenderam-se com o acervo e os materiais didáticos disponíveis para trabalhar com os alunos do Colégio Anchieta. A visita dos universitários aconteceu nesta semana, uma proposta da disciplina Educação em Museus, ministrada pela professora Zita Possamai, em parceria com o Museu Anchieta.
O grupo circulou pelos espaços do Museu, fez registros e conheceu todas as possibilidades que um museu escolar pode oferecer. A ideia, segundo o professor Eraclito Pereira que acompanhou o grupo, é que os alunos inspirem-se no modelo adotado pelo Museu Anchieta para desenvolver ações educativas para o Museu de Ciências do Estado do Rio Grande do Sul. “Esse museu é uma inspiração para os nossos alunos desde as metodologias adotadas, as tipologias de ação educativa, tudo isso servirá para a proposição que deverão desenvolver”, explica.
A parceria entre Colégio e Universidade começou a partir de 2013, quando a professora Zita iniciou o Projeto de Pesquisa Museu no espaço escolar: de laboratório de aprendizagem à musealização contemporânea (Rio Grande do Sul, século XX), que possibilitou o mapeamento de diversos museus entre eles o do Colégio Anchieta. “Esse museu é um dos mais antigos da cidade, do Rio Grande do Sul e do Brasil e umas das raras instituições a permanecer como museu de ciências naturais num espaço escolar”, explica a professora. Depois de seu trabalho, alguns de seus orientandos também aprofundaram a investigação do tema e desde então realiza as visitas técnicas com os alunos com o objetivo de conhecer os projetos, as estratégias pedagógicas e a variedade de materiais didáticos produzidos pela equipe do museu.
A professora Silvia Cramer, uma das responsáveis pelo Museu Anchieta, destacou a importância da parceria. “Essa aproximação com a universidade e com a comunidade é muito importante para o Museu, que já é objeto de estudos no mundo acadêmico em função de suas práticas e do acervo que oferece dentro do ambiente escolar”, comemora. A professora Zita completa, chamando atenção para a maior divulgação do trabalho dos museus escolares a partir de atividades dirigidas a um público mais amplo: “Como museu escolar, o Museu Anchieta apresenta-se como instrumento inestimável de aprendizagem sobre os conteúdos abarcados nas suas coleções e que dialogam com o currículo de diversas disciplinas. O interesse nesses museus é crescente e as pessoas perguntam se é possível visitá-los. Sempre digo que é importante que as pessoas conheçam e visitem mais esses museus”.