O desenvolvimento do projeto de vida é uma etapa essencial da jornada escolar, especialmente no Ensino Médio. Nesse contexto, o retorno de antigos alunos para compartilhar experiências profissionais torna-se ainda mais significativo. Foi nesse espírito que um grupo de estudantes de medicina integrantes da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da Unisinos (Neuroliga) participaram de uma atividade especial na disciplina eletiva de Introdução à Saúde Coletiva.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e vivências acadêmicas, os universitários Helena Ferreira da Silva Rypl, Pedro Gabriel Thaddeu Costa e Victor Hugo Wilhelm Annes, Mariana Dalla Vecchia Bassani e Fernando Vélez Feijó promoveram uma aula na disciplina eletiva voltada à identificação de diferentes problemas neurológicos. Por meio de atividades dinâmicas interativas e explicações acessíveis, abordaram temas como epilepsia, AVC, doenças neurodegenerativas e distúrbios do desenvolvimento neurológico. “A linguagem clara e a abordagem empática utilizada tornaram o aprendizado mais próximo da realidade e facilitaram a compreensão de temas muitas vezes vistos como complexos”, destaca a professora Sabrina de Oliveira Pires, responsável pela disciplina.

A visita foi realizada por iniciativa da estudante de medicina e antiga aluna do Colégio Anchieta, Helena Ferreira da Silva Rypl, atual diretora de eventos da Neuroliga. “Tenho muitas lembranças boas do colégio, professores maravilhosos e super receptivos, sem falar da energia boa nos corredores. O carinho pelo Anchieta é muito grande e, como organizadora, quis começar esse projeto num lugar especial para mim”, relata. Além de Helena, os acadêmicos Pedro Gabriel e Victor Hugo, também antigos alunos, participaram da atividade.

A presença dos alunos de medicina despertou o interesse de parte dos estudantes pelas áreas da saúde, além de reforçar vocações ligadas ao cuidado, à ciência e à educação. “O projeto não apenas ampliou os horizontes dos nossos alunos, mas também fortaleceu os laços de pertencimento e continuidade que unem gerações de estudantes”, afirma a professora Sabrina.

Essa iniciativa, fruto da mobilização de uma antiga aluna, do envolvimento do grupo de acadêmicos, da abertura da professora e da receptividade da turma, evidencia o poder transformador da educação quando baseada na colaboração, no compromisso com o conhecimento e na valorização das trajetórias individuais e coletivas.

Da esquerda para direita: Mariana Dalla Vecchia Bassani, Victor Hugo Wilhelm Annes, Helena Ferreira da Silva Rypl, a professora Sabrina de Oliveira Pires, Pedro Gabriel Thaddeu Costa,  Amanda da Silva Araújo e Fernando Vélez Feijó.